Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2008
 
 
Comunicados 2008
Partilhar

|

Imprimir página
17/06/2008
ALMEIRIM - “OS VERDES” REPROVAM ABATE DE MONTADO DE SOBRO PARA INSTALAR ESTABELECIMENTO PRISIONAL E QUESTIONAM GOVERNO NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA
O Partido Ecologista “Os Verdes” entregou hoje na Assembleia da República duas perguntas dirigidas ao Ministério da Justiça e ao Ministério da Agricultura a pedir esclarecimentos sobre a possível localização de um estabelecimento prisional na Freguesia de Fazendas, Concelho de Almeirim.

“Os Verdes” querem saber se o Ministério da Justiça confirma a intenção, divulgada pela Junta de Freguesia de Fazendas, de construir um estabelecimento prisional na Freguesia das Fazendas e se o Ministério tem consciência que o local proposto por esta Junta para este efeito é um montado de sobro de grande valor económico e ambiental que ficaria amputado em mais de 10% da sua área com esta construção, sendo que para “Os Verdes”, a restante área também viria no futuro a sofrer consequências negativas.

Ao Ministério da Agricultura, o Partido Ecologista “Os Verdes” pergunta se tem conhecimento desta intenção e se deu o seu aval para o abate do montado de sobro na área dos 40ha que iria ser ocupada pelo empreendimento. “Os Verdes” perguntam ainda quantos sobreiros estão, no concreto, ameaçados de abate por este projecto.

Para além destas perguntas entregues hoje na Assembleia da República, já no passado dia 2 de Junho, na reunião de Câmara, a Vereadora eleita pela CDU, a dirigente de “Os Verdes” Manuela Cunha, tinha requerido esclarecimentos sobre esta matéria. Esclarecimentos que não foram dados, tendo-se escusado o vice-presidente que dirigia a reunião, o Vereador Pedro Ribeiro, com o desconhecimento da matéria.

Para “Os Verdes”, se a instalação de um estabelecimento prisional no Concelho de Almeirim é uma eventualidade que pode ser equacionada desde que previamente auscultada a população, ela nunca deverá ocorrer num local que possa ter impactos ambientais e sociais gravosos. Por isso, e desde já, o Partido Ecologista “Os Verdes” manifesta a sua total reprovação à localização na Herdade dos Gagos, lugar de Paço dos Negros, Freguesia de Fazendas de Almeirim, devido à destruição que este projecto implicaria de um valioso montado de sobro que tem sido uma fonte de rendimento económico precioso para a Freguesia, com a extracção da cortiça e ainda, e sobretudo, pelo valor ambiental do património florestal desta Herdade que ainda há seis anos foi alvo de um vasto investimento público com a reabilitação e densificação do montado.

Para “Os Verdes”, a localização de qualquer infra-estrutura de grande impacto na Herdade dos Gagos que leve à destruição de sobreiros é um crime ambiental inaceitável, não só porque o sobreiro é uma árvore protegida e de grande valor económico e ecológico, mas também pela importância de revestem hoje em dias zonas florestadas como esta, face ao problema das alterações climáticas com que nos estamos a confrontar.

Voltar