|
17/01/2006 |
AMANHÃ - CAMPOS DE GOLFE NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA POR INICITIVA DE “OS VERDES” |
|
A proliferação de campos de golfe no nosso país tem sido notória, inspirando preocupação no que concerne aos seus efeitos sobre o território e sobre o ambiente. A tendência, fruto das opções de política de turismo adoptada, tem sido a de construção de mais campos de golfe, como é exemplo o recente anúncio de construção de mais dois no litoral alentejano (empreendimento Herdade do Pinheirinho e Costa da Terra), em Zona de rede Natura 2000.
A gestão e funcionamento dos campos de golfe tem preocupantes impactos ambientais negativos, em termos de desgaste dos recursos hídricos, utilização de fertilizantes, gastos energéticos, etc, que não são acautelados pela Avaliação de Impacte Ambiental.
É no sentido de procurar contribuir para um menor desgaste ambiental dos campos de golfe que “Os Verdes” apresentaram um Projecto de Lei à Assembleia da República – que se discute amanhã, dia 18 de Janeiro, na sessão plenária - que propõe a criação do programa de gestão ambiental para ser obrigatoriamente aplicado a todos os campos de golfe, por forma a que as entidades gestoras dessas instalações e desses equipamentos se comprometam com a preservação do ambiente.