No dia mundial da criança o PEV assume como prioridade de intervenção o combate à obesidade e ao excesso de peso, muito generalizado entre a população infantil e juvenil em Portugal. Trata-se de um problema real e muito sério, que exige urgência na criação de hábitos alimentares saudáveis, para os quais a escola tem um papel fulcral ao nível da educação e da formação das crianças e jovens.
Nesse sentido, os Verdes consideram que a oferta alimentar que se encontra nas escolas deve adequar-se a esse objetivo, e, desta forma, no Dia Mundial da Criança, amanhã dia 1 de junho, o PEV entregará dois projetos de lei na Assembleia da República que visam:
1- A proibição de disponibilização de produtos alimentares com elevados teores de açúcares, sal e gorduras nas máquinas de venda automáticas presentes em estabelecimentos de ensino.
2- A obrigatoriedade de disponibilização de fruta e de outros géneros alimentícios saudáveis a promover em contexto escolar.
O PEV propõe, ainda um outro projeto de lei, que respeite as dietas alimentares de todos, sem discriminação, e que visa:
3- A integração de bebidas vegetais nos programas de leite escolar, para as crianças que não consomem produtos de origem animal.
Leia aqui o texto completo dos Projetos de Os Verdes:Projeto de Lei nº /XIII/2ª - Estabelece a promoção de fruta e outros produtos alimentares saudáveis nos bufetes/bares escolares, procedendo à alteração do Decreto Lei nº55/2009, de 2 de março