Discute-se amanhã, dia 24 de Fevereiro, na Assembleia da República, o Projecto de Resolução de “Os Verdes” que recomenda ao Governo a criação da Unidade Local de Saúde do Alto Tâmega.
Depois de integrado no Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), o Hospital Distrital de Chaves perdeu recursos humanos, médicos e funcionários, para além de algumas valências médicas, encontrando-se hoje numa situação desoladora. Também os investimentos prometidos, como a ampliação e modernização do bloco operatório e do recobro, nunca chegaram a ser realizados.
Como consequência desta integração, considerada por todos como um autêntico fracasso, a população do Vale do Tâmega - Chaves, Boticas, Montalegre e Valpaços, bem como de algumas freguesias dos municípios de Ribeira de Pena, Vila Pouca de Aguiar e Vinhais - está hoje muito mais desprotegida e profundamente lesada num dos seus direitos fundamentais, a prestação de cuidados de saúde.
Assim, “Os Verdes” entenderam contribuir para a solução desta situação, entregando no Parlamento a iniciativa legislativa que amanhã se discute e que recomenda ao Governo que proceda aos estudos necessários com vista à criação da Unidade de Saúde do Alto Tâmega, cobrindo o mesmo universo populacional abrangido até 2007,data da integração, pelo Hospital Distrital de Chaves.
Ver tambêm:
Projecto de Resolução Nº. 409/XI Projecto de Resolução- RECOMENDA AO GOVERNO A CRIAÇÃO DA UNIDADE LOCAL DE SAÚDE DO ALTO TÂMEGA
|