O Projecto de Resolução do Partido Ecologista “Os Verdes” que visa a manutenção da paragem do intercidades na cidade de Setúbal, capital de distrito, bem como o serviço regional, que a CP quer eliminar de todo, estará amanhã, dia 5 de Janeiro, em discussão na Assembleia da República.
Para “Os Verdes”, esta decisão da CP, já concretizada a partir do dia 11 de Dezembro de 2011, é inaceitável e foi sustentada numa decisão unilateral que não envolveu nem utentes, nem trabalhadores, nem as autarquias afectadas. Com a supressão do Intercidades em Setúbal, uma paragem fundamental numa capital de Distrito, o serviço piorou e deixou de servir às populações e utentes. Acresce que a Estação Ferroviária de Setúbal foi sujeita a obras de modernização, um investimento que, agora, é desvalorizado. Para além de tudo, o PET, Plano Estratégico dos Transportes recentemente apresentado pelo Governo e que já determina o encerramento de 600km de vias férreas, não prevê esta medida. A CP, de forma enviesada, encerrou ainda todo o serviço regional para Tunes ficando Setúbal sem ligação ao Algarve por via ferroviária.
“Os Verdes” consideram que estas medidas, e outras semelhantes que o Governo e CP têm vindo a tomar, constituem um atentado ao direito fundamental de mobilidade das populações, agravam o problema do isolamento das localidades e fomentam as assimetrias locais e regionais e, no sentido de as combater, apresentaram este Projecto de Resolução que será amanhã, dia 5 de Janeiro, discutido na Assembleia da República.
|