Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2015
 
 
Comunicados 2015
Partilhar

|

Imprimir página
04/02/2015
Amanhã no Parlamento - “Os Verdes” defendem levadas da Madeira como Património da Humanidade

Discute-se amanhã, dia 5 de Fevereiro, na Assembleia da República, o Projeto de Resolução de “Os Verdes” que recomenda o apoio, por parte do Governo, à candidatura das levadas da Madeira a Património da Humanidade.

As levadas da ilha da Madeira são uma das joias culturais da Região e constituem um exemplar único ao nível do património nacional e mundial. Constituem uma peça notável e invulgar da história da relação do ser humano com a água, como bem comum e essencial à vida, facto que lhe confere uma dimensão universal e um valor excecional.

Atualmente, as levadas da Madeira preservam grande parte das características fundamentais desta arrojada obra humana, que primou, desde o início, por uma singular harmonia com a natureza e que continua a desempenhar um papel importante na economia da ilha, não só na agricultura, mas também através do turismo e do desporto de natureza. São, ainda, de extrema importância, as especificidades que caracterizam o seu funcionamento: as regras de distribuição da água, os princípios que norteiam a sua gestão, bem como a do bem comum, as lutas travadas pelas populações em defesa das nascentes e, ainda, a vasta produção legislativa existente sobre o tema, assim como o património linguístico a elas associado.

O processo de apresentação da candidatura das levadas da Madeira a Património da Humanidade, iniciado em 1994, já vai longo e “Os Verdes” consideram que é necessário um novo impulso para levar avante todo o procedimento associado. A classificação futura levará, por certo, a uma maior preservação das levadas mas, também, contribuirá de forma benéfica para um desenvolvimento mais harmonioso da ilha. Justifica-se, portanto, a sua classificação como Património da Humanidade e, por isso, “Os Verdes” entregaram no Parlamento a presente iniciativa legislativa que será discutida amanhã, 5 de Fevereiro, em plenário da Assembleia da República, a partir das 15.00h.

Voltar