Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2013
 
 
Comunicados 2013
Partilhar

|

Imprimir página
22/01/2013
Amanhã no Parlamento - “Os Verdes” querem bicicletas nos transportes públicos

Discute-se amanhã, dia 23 de Janeiro, na Assembleia da República, o Projeto de Resolução de “Os Verdes” que recomenda ao Governo que se criem condições para transportar velocípedes sem motor nos transportes públicos.

O PEV considera que a bicicleta constitui uma alternativa de mobilidade real desde que sejam criadas condições que assegurem a sua generalização. Trata-se de um modo de mobilidade suave, sem implicações poluidoras, sem emissões de gases com efeito de estufa; implica custos reduzidos para quem a utiliza como forma de transporte; contribui para o exercício físico regular dos seus utilizadores, com impactos positivos ao nível da saúde.

Mas, se para a generalização da utilização da bicicleta é indispensável dar resposta às condições de circulação em segurança, bem como às condições de parqueamento facilitado, também é indispensável dar resposta ao transporte da bicicleta em transportes coletivos, de modo a garantir a possibilidade de, por exemplo, proceder ao alargamento dos percursos.

“Os Verdes” consideram que é necessário alargar as ofertas de horários ou de carreiras que permitam uma generalização de transporte da bicicleta, designadamente em caso de procura mais elevada e, com o objetivo de ultrapassar as dificuldades existentes, por via de grandes restrições que existem atualmente ao transporte da bicicleta, o PEV entregou o presente Projeto de Resolução no Parlamento, com discussão agendada para amanhã, dia 23 de Janeiro.

Voltar