|
16/05/2013 |
Amanhã no Parlamento - Iniciativa de “Os Verdes” sobre alargamento de famílias com capacidade de adoção em discussão |
|
Discute-se amanhã, dia 17 de Maio, na Assembleia da República o Projeto de lei de “Os Verdes que prevê o alargamento de famílias com capacidade de adoção, erradicando uma restrição, contida no nosso ordenamento jurídico, que afasta famílias estruturadas do direito à adoção.
É do superior interesse das crianças ter uma família e viver num ambiente familiar estruturado, saudável e enriquecedor dos mais diversos pontos de vista. Não se percebe, por isso, por que razão se restringe o conceito familiar daqueles que podem adotar crianças em Portugal, excluindo os casais compostos por pessoas do mesmo sexo.
Em Portugal caminhou-se progressivamente na erradicação de discriminações absolutamente incompreensíveis de homossexuais, designadamente reconhecendo que todas as formas de constituição de família não discriminam ninguém em função da orientação sexual das pessoas, de resto como determina a Constituição da República Portuguesa. Não se compreende, por isso, que se reconheça plena igualdade do conceito familiar, independentemente do sexo das pessoas, e não se reconheça a plena consequência de se ser uma família.
A sociedade tem o direito de garantir uma boa família a todas as crianças (e boas e más famílias não dependem das orientações sexuais dos seus membros, existindo ambas em casais homo ou heterossexuais). À lei compete erradicar uma restrição, hoje contida no nosso ordenamento jurídico, que afasta famílias estruturadas do direito à adoção e foi com esse objetivo que o PEV entregou no Parlamento a presente iniciativa legislativa que será discutida amanhã, dia 17 de Maio, em plenário.