Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2013
 
 
Comunicados 2013
Partilhar

|

Imprimir página
08/01/2013
Amanhã no Parlamento - Iniciativa de “Os Verdes” sobre política de prevenção da produção e deposição de resíduos


A política orientada para a redução de resíduos tem sido desvalorizada, o que se tem traduzido em níveis muito desmotivadores de prevenção da produção de resíduos. Mas, para o PEV, a solução para a prevenção de resíduos não se esgota apenas no comportamento de cada agente produtor. Reside também na oferta que o mercado de bens promove. Ou seja, levar o mercado a oferecer menos resíduos é um imperativo que se impõe.

Por outro lado, é necessário reforçar a informação à população no que concerne a questões relacionadas com a deposição de resíduos para efeitos de reciclagem. Ao fim de tantos anos na procura de implementar um sistema eficaz de reciclagem junto dos diversos agentes produtores de resíduos, há dúvidas que ainda persistem. As embalagens tipo tetra pak são um exemplo disso mesmo, sendo que muitos cidadãos não sabem se devem integrá-las na fileira das embalagens ou do papel.

Com a apresentação deste Projeto de Resolução, que será discutido amanhã, dia 9 de Janeiro, em plenário da Assembleia da República, “Os Verdes” pretendem que se promova uma sensibilização eficaz dos cidadãos sobre formas e meios de redução ou prevenção de resíduos. O PEV quer ainda que seja assegurada a promoção de campanhas de informação aos cidadãos, de modo a que se garanta um conhecimento generalizado dos resíduos produzidos e da sua deposição seletiva e que, ainda, se garanta uma uniformização da sinalética e da informação prestada aos cidadãos sobre a deposição seletiva de resíduos.~

Consulte aqui o Projeto de Resolução de "Os Verdes".

Voltar