Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XIII Legislatura 2015/2019 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
26/04/2018
Apresentação de projetos de resolução de Os Verdes nº 1387/XIII (3.ª) e nº 1500/XIII (3ª) – Reabilitação da Escola Secundária do Restelo e da Escola Secundária Ferreira Dias, respetivamente - DAR-I-78/3ª
Intervenção do Deputado José Luís Ferreira - Assembleia da República, 26 de abril de 2018

Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Os Verdes trazem para discussão dois projetos de resolução, um com o objetivo de se proceder à reabilitação urgente da Escola Secundária do Restelo, em Lisboa, e um outro relativo à Escola Secundária Ferreira Dias, em Agualva-Sintra, exatamente com o mesmo objetivo.

Começando pela Escola Secundária do Restelo, quero dizer que se trata de uma escola que tem vindo a apresentar um conjunto de problemas ao longo dos últimos anos, o que representa um claro prejuízo para todos os seus alunos e profissionais e que em nada dignifica o ensino em Portugal.
Este estabelecimento de ensino, onde estudam mais de 1400 alunos, funciona num edifício com quase 40 anos, que se encontra em estado de degradação, uma vez que apenas conheceu pequenas intervenções, situação esta que compromete o seu normal funcionamento, como é, aliás, publicamente conhecido.

Alguns dos problemas detetados nesta escola dizem respeito à existência de coberturas com amianto, a pragas de ratos — e recorde-se que por este motivo, desde o início do presente ano letivo, a escola viu-se já forçada a encerrar por duas vezes –, a janelas que não fecham, à falta de aquecimento e de isolamento nas salas, à inexistência de um pavilhão gimnodesportivo, que faz com que as aulas de Educação Física sejam realizadas em salas improvisadas, ao mau estado de conservação das salas de aula, a um sistema elétrico desadequado e a laboratórios que não têm os equipamentos necessários.

A propósito das aulas de Educação Física, convém salientar que estas chegaram a ser suspensas durante dois meses devido à falta de condições nos balneários e à falta de iluminação nos campos de jogos.

Para além disso, as refeições não são confecionadas no local mas, sim, no refeitório de outra escola do mesmo agrupamento.
De facto, Os Verdes tiveram oportunidade de reunir com a direção e com a associação de pais e encarregados de educação e de visitar a escola e tivemos oportunidade de constatar todos estes problemas.

Perante esta situação, Os Verdes consideram da maior urgência avançar com as obras de reabilitação e requalificação da Escola Secundária do Restelo, indispensáveis à concretização do direito à educação e à garantia de condições dignificantes a todos os que aí estudam e trabalham.
Quanto à Escola Secundária Ferreira Dias, em Agualva-Sintra, importa referir que esta foi construída há cerca de 60 anos, apresentando evidentes sinais de degradação e necessitando urgentemente de ser requalificada, uma vez que nunca sofreu obras.

Na verdade, a ausência de intervenção nesta escola tem levado a um estado geral de degradação que compromete a segurança e o bem-estar de toda a comunidade escolar e coloca em causa o próprio processo de aprendizagem.

São vários os exemplos desta situação que em nada dignificam o ensino no nosso País: abatimento de pisos; fissuras e derrocadas; falta de condições de segurança e de higiene; a prática de Educação Física chegou a estar interrompida devido à falta de condições; infiltrações de água; humidade; em dias de chuva cai água em muitas salas de aula; ausência de climatização nas salas, o que as torna muito quentes no verão e muito frias no inverno.
Face a todos estes problemas, a comunidade educativa tem vindo, ao longo dos anos, a reivindicar a requalificação desta escola, cujo estado se tem vindo a agravar ao longo do tempo.

Porém, apesar dos esforços da comunidade educativa e das promessas, até ao dia de hoje a Escola Secundária Ferreira Dias aguarda a concretização das tão necessárias obras de requalificação, que têm vindo a ser sucessivamente prometidas mas também sucessivamente adiadas.

Por tudo isto, Os Verdes entendem ser urgente proceder ao início da requalificação da Escola Secundária Ferreira Dias, que é indispensável ao seu bom funcionamento e à salvaguarda da saúde e do bem-estar da comunidade escolar.

Por fim, queria, em nome de Os Verdes, saudar todos os membros da direção das várias escolas que hoje aqui se encontram connosco, desde logo da Escola Secundária Ferreira Dias, e saudá-los pelo trabalho que, ao longo do tempo, têm vindo a desenvolver, apesar das péssimas condições de trabalho que têm enfrentado.
Voltar