Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XIII Legislatura 2015/2019 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
21/04/2016
Apresentação do PJR - Plano Estratégico para a implementação do rastreio nas áreas do cancro do cólon e reto, do cancro do colo do útero, do cancro da mama e da retinopatia diabética
Deputado José Luís Ferreira - Assembleia da República, 21 de abril de 2016

Como é do conhecimento de todos os Grupos Parlamentares, a iniciativa legislativa que Os Verdes trazem hoje para discussão, visava um Plano Estratégico para a implementação do rastreio organizado e de base populacional ao cancro do cólon e reto.
Sucede que depois desta iniciativa ter dado entrada e depois de ter sido agendada, o Governo fez publicar o Despacho 4771-A/2016, de 7 de abril, que prevê o rastreio organizado e de base populacional, não só para o cancro do cólon e reto, mas também para o cancro da mama, do colo do útero e da retinopatia diabética.

E portanto, face ao novo enquadramento legislativo, importava alargar o âmbito desta iniciativa também às áreas referidas nesse Despacho.

E foi o que fizemos. Com o acolhimento das restantes bancadas, alargamos o âmbito desta iniciativa legislativa.
Assim, e independentemente do sentido de voto que cada um dos Grupos Parlamentares venha a assumir relativamente a esta proposta dos Verdes, foi com agrado que recebemos a disponibilidade de todas as bancadas, para adaptar o Projeto de Resolução ao novo quadro legislativo.

E se inicialmente se pretendia um Plano Estratégico para a implementação do rastreio organizado e de base populacional ao cancro do cólon e reto, não foi por acaso.

Como é público, o cancro do Cólon e Reto é, não só, um dos cancros mais frequentes em Portugal em número de novos casos por ano, como também o que causa mais mortes.

Na verdade, este tipo de cancro é responsável pela morte de 4 mil portugueses por ano, ou seja, em Portugal morrem por dia 11 pessoas devido ao cancro Retal.

Segundo dados da Direção Geral de Saúde, entre 2007 e 2011 assistimos a um significativo aumento, tanto do número de novos casos, como do número de mortes associadas a esta patologia oncológica.

Ora, estes dados indiciam claramente um agravamento da situação no futuro, caso não se tomem medidas, desde logo se não se for implementado o diagnóstico precoce.

Sucede que esse diagnóstico precoce só será possível através de uma estratégia concertada de rastreio à população.
Porém e apesar de todos os dados estatísticos continuarem a colocar Portugal na cauda da Europa no que se refere ao cancro do Cólon e Reto, Portugal continua sem dispor de um Plano Estratégico para a implementação do rastreio organizado e de base populacional.
Ora, considerando a necessidade de pensar estrategicamente sobre um problema de saúde que continua a matar muitos portugueses por dia;

Considerando que é imperioso compreender os benefícios humanos, sociais e até económicos da deteção precoce da doença oncológica;

Considerando ainda a necessidade de encontrar respostas que permitam contrariar a tendência observada nos últimos anos no que se refere aos casos e mortes provocadas pelo cancro;

Considerando por fim que o Despacho do Governo, de 7 de abril, Os Verdes apresentam esta iniciativa legislativa, no sentido de recomendar ao Governo que no âmbito do rastreio de base populacional nas áreas do cancro da mama, do cancro do colo do útero, do cancro do cólon e reto e da retinopatia diabética, tenha em consideração,

Por um lado, as recomendações e as considerações das entidades científicas internacionais e por outro, que as medidas que venham a ser implementadas pelas administrações regionais de saúde, contemplem não só, um plano estratégico para garantir o respeito pelas metas definidas, como também o reforço da articulação entre os Centros de Saúde e as unidades de endoscopia digestiva com vista à educação para a saúde, à melhoria da taxa de adesão aos rastreios e, consequentemente, à deteção da doença em tempo útil.
Resta-nos agora aguardar pela disponibilidade das restantes bancadas para passarmos a contar com um rastreio organizado e de base populacional.
Voltar