Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XIII Legislatura 2015/2019 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
15/02/2017
Apresentação e discussão do PJR do PEV nº 662/XIII (2.ª) — Despoluição do rio Vizela com o envolvimento dos municípios (DAR-I-51/2ª)
Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: As minhas primeiras palavras são para, em nome de Os Verdes, saudar todos os subscritores desta petição, em especial aqueles que hoje acompanham os trabalhos parlamentares, e saudar também as várias organizações que promoveram esta petição: a Liga dos Amigos das Termas de Vizela; a Associação de Mergulho e Atividades Subaquáticas de Vizela; o Clube Turístico e Desportivo de Vizela e, ainda, a Associação de Amigos do Ambiente de Cepães/Fareja-Fafe.

Como sabemos, a poluição dos nossos rios constitui um grave problema ambiental que, infelizmente, não tem merecido a devida atenção por parte dos sucessivos Governos. E, no que diz respeito ao Vale do Ave, são vários os exemplos de inação por parte das entidades competentes, apesar das constantes denúncias e alertas das populações.

O rio Vizela, apesar de ter sido objeto de várias intervenções ou tentativas de despoluição ao longo dos anos, continua com graves problemas de poluição. E isto apesar de as populações terem vindo a demonstrar ao longo do tempo uma legítima preocupação com a limpeza do seu rio, situação que, aliás, mereceu sempre a atenção e o acompanhamento por parte de Os Verdes, que, em sede de discussão do Orçamento do Estado, apresentaram propostas no sentido de haver um reforço de verba destinada à despoluição do rio Vizela.

Mas foi a consciência para o valor ecológico da paisagem e para a proteção do ambiente que, certamente, contribuiu para que a população denunciasse as frequentes descargas para o rio Vizela.

Sucede que, apesar das constantes iniciativas de alerta que foram feitas às entidades responsáveis, as populações sentem que não foram ouvidas e continuam a ver o rio Vizela «pintado» de vermelho e preto.

Ora, cansadas da inoperância dos responsáveis e das promessas que não se concretizaram, as populações resolveram, então, promover esta petição que hoje estamos a discutir e que tem como objetivo salvar o rio Vizela.

Esta petição é mais um esforço por parte da população, para que, finalmente, se inicie um trabalho de despoluição, de fiscalização e de consciencialização para a proteção de um recurso natural que é de todos.

Para terminar, quero apenas dizer que Os Verdes não só acompanham as preocupações dos peticionantes como também apresentam uma iniciativa legislativa que, no nosso entender, vai ao encontro dos objetivos e dos propósitos dos peticionantes.
Voltar