Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XIII Legislatura 2015/2019 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
28/11/2017
Apresentação e discussão do Projeto de Resolução de Os Verdes nº 1123/XIII (3.ª) — Recomenda ao Governo que salve e valorize o património industrial corticeiro da Fábrica Robinson, em Portalegre - DAR-I-21/3ª
Intervenção do Deputado José Luís Ferreira - Assembleia da República, 28 de novembro de 2017

Sr. Presidente, Srs. Deputados: As minhas primeiras palavras são para, em nome de Os Verdes, saudar os milhares de subscritores desta petição, em especial todos os que hoje estão aqui connosco e que nos trazem para discussão um assunto tão importante como a necessidade de garantir a salvaguarda do valioso património industrial e arqueológico que constitui a Fábrica Robinson, em Portalegre.

De facto, falar da Robinson é falar de uma matéria que Os Verdes têm acompanhado muito de perto. Na verdade, e sobretudo nos dois últimos anos, Os Verdes não pouparam esforços para alertar e apelar à intervenção das entidades responsáveis pelo nosso património e pela nossa identidade coletiva, para salvaguardar o património que a Robinson representa.

Assim, e pela voz de Os Verdes, a Robinson chegou ao Presidente da República, ao Ministério da Cultura e, finalmente, a esta Casa.

À nossa voz juntam-se agora os mais de 4000 subscritores desta petição e os restantes partidos que apresentaram também iniciativas legislativas sobre a matéria, facto que, aliás, atesta, por um lado, a importância do assunto e, por outro, o consenso generalizado relativamente à necessidade de salvaguardar este importante património.

Mas é também uma petição que traz até à Assembleia da República a esperança dos portalegrenses de verem este património devidamente preservado e que, agora, se espera que venha a constituir uma alavanca importante para o desenvolvimento do concelho e da região.

De facto, o valor da Robinson, enquanto património industrial, é absolutamente incontestável, até porque está ligada a um produto endógeno, que é a cortiça, e a necessidade de uma intervenção para a salvar é por todos partilhada, o que é visível com a apresentação de iniciativas legislativas, por parte de todos os partidos com assento nesta Assembleia.

Mas é uma intervenção que reclama urgência, e assim deve ser encarada, face ao estado de degradação e às diversas ameaças que pairam sobre o património que ainda resta, desde as intempéries até às decisões dos tribunais.

É isso que Os Verdes pretendem com a sua iniciativa legislativa: a intervenção urgente, por parte do Governo, de forma a garantir a salvaguarda deste património industrial e arqueológico, com forte simbologia nacional e de um valor ímpar para o concelho e para a região, bem como a valorização das suas potencialidades, enquanto fatores de desenvolvimento para o concelho e distrito de Portalegre, envolvendo as várias entidades locais, regionais e nacionais, nomeadamente de cariz científico, educativo, associativo, empresarial, e outras que possam vir a contribuir para o futuro da chamada «Fábrica da Rolha».

Que hoje se dê um passo para salvar a Robinson e que se reforce a natureza democrática e participativa da nossa democracia!
Voltar