|
08/06/2005 |
Atentado ambiental em S. Paio de Oleiros |
|
“OS VERDES” DENUNCIAM ATENTADO AMBIENTAL EM SÃO PAIO DE OLEIROS (SANTA MARIA DA FEIRA)
Uma delegação da CDU, que inclui o candidato de “Os Verdes”, Antero Resende, à Câmara Municipal de Santa Maria da Feira, pretende denunciar amanhã um atentado ambiental praticado pela Fábrica Formularia (Micropack), firma que trabalha na área da transformação de papel, encerrada há alguns dias e que continua a laborar clandestinamente.
A citada empresa, que não possui qualquer sistema de tratamento de águas residuais adequado aos efluentes que produz (com resíduos de colas, químicos, pastas de papel e outros) utiliza como sistema de captação de águas residuais fossas sumidouras, que estão em espaço aberto, sendo a degradação do solo tão visível que gases e vapores tóxicos são libertados. As águas residuais que se perdem das fossas têm vindo ao longo do tempo a infiltrar-se no solo e subsolo do pinhal contíguo, tornando impróprias para consumo as águas dos furos e poços particulares das imediações.
A visita, realizara-se dia 9 de Junho, pelas 10.00h, com ponto de encontro junto referida fábrica, em São Paio de Oleiros – Rua do Peso, Largo das Lapas (Santa Maria da Feira).
O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 8 de Junho de 2005