Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2003
 
 
Comunicados 2003
Partilhar

|

Imprimir página
20/08/2003
Atentado em bagdad
Verdes condenam ataque terrorista e Lamentam morte de Sérgio Vieira de Mello

O Partido Ecologista "Os Verdes", a propósito do atentado que ontem em Bagdad vitimou Sérgio Vieira de Mello e mais de duas dezenas de pessoas, expressa o seu mais sincero pesar e condena veementemente este atentado perpetrado contra a missão da ONU no território iraquiano.

“Os Verdes” manifestam profunda preocupação face à escalada de violência que se tem registado, não só no território iraquiano, mas um pouco por todo o Mundo e consideram, que mais do que nunca, os povos e a comunidade internacional devem empenhar-se na resolução dos conflitos mundiais através do diálogo e não pelo recurso a actos terroristas ou belicistas.

Reafirmamos a necessária e urgente retirada das forças ocupantes do território iraquiano, tanto que a intervenção militar no Iraque levada a cabo pelas forças militares dos EUA e Reino Unido, nunca foi, na perspectiva de “Os Verdes”, uma solução para a resolução dos conflitos na região nem para a promoção da Paz no Mundo. Esta intervenção agravou ainda mais os seus efeitos tendo-se baseado em argumentos justificativos que nunca se verificaram.

Esta intervenção veio aumentar, isso sim, a instabilidade na região e a precarização da segurança e da Paz no Mundo.

“Os Verdes” querem expressar ainda o seu profundo pesar pela morte de Sérgio Vieira de Mello – Representante especial de Kofi Annan em Bagdad, uma das mais distintas personalidades na ONU e promotor da Paz no Mundo.

O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 20 de Agosto de 2003


 

Voltar