Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2005
 
 
Comunicados 2005
Partilhar

|

Imprimir página
13/05/2005
Atentados no Parque Natural SIntra-Cascais
“Os Verdes” consideram lamentável que o Parque Natural Sintra Cascais (PNSC) continue a sofrer atentados ambientais, à vista das entidades competentes, como os que vieram hoje a lume: depósito continuado de entulhos em plena área protegida, por particulares.

É inadmissível que desde 2004, a pretexto de arranjar os caminhos florestais, estes tenham sido transformados em autênticas estradas, mediante a deposição de inertes e entulhos de origem desconhecida, eventualmente contaminados, e a alteração de linhas de água e que, mesmo após notificação do PNSC ao proprietário do terreno para que terminasse as obras, estas acções tenham continuado, em flagrante violação do Regulamento do Parque Natural e da Rede Natura 2000.

Esta situação vem demonstrar claramente, como tem, aliás, vindo a ser alertado pelos Verdes, a total ineficácia das Áreas Protegidas, e em particular, neste caso, do Parque Natural Sintra Cascais, em matéria de fiscalização, fruto de continuados cortes orçamentais a quem têm sido sujeitas, bloqueando o seu regular funcionamento. Este é mais um exemplo da desvalorização a que têm sido votadas as políticas de ambiente, da conservação da natureza e da defesa da biodiversidade.

“Os Verdes” querem ver esta situação esclarecida com a maior brevidade e anunciam que entregarão brevemente na Assembleia da República, um requerimento em que vão pedir esclarecimentos ao Governo, nomeadamente ao Ministério do Ambiente, sobre este lamentável acidente.

O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 13 de Maio de 2005

Voltar