|
13/08/2020 |
Cacia - Aveiro Os Verdes Querem Saber a Razão da Morte de Dezenas de Peixes no Rio Novo do Príncipe |
|
A deputada Mariana Silva do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo através do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, sobre o aparecimento de dezenas de peixes mortos junto à ponte do Rio Novo do Príncipe em Cacia, Aveiro.
Pergunta:
O Partido Ecologista Os Verdes teve conhecimento que nas últimas semanas foram observados, junto à ponte do Rio Novo do Príncipe, na povoação de Vilarinho, freguesia de Cacia (Aveiro), dezenas de peixes mortos à superfície da água (tainha e robalo).
O designado rio Novo do Príncipe é o troço final do curso do rio Vouga, um canal artificial construído em 1815 que veio substituir o curso primitivo do rio.
Este atentado foi detetado pela Associação de Defesa do Ambiente de Cacia e Esgueira (ADACE), que para além de denunciar publicamente a situação, remeteu o caso para o Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente (SEPNA) da GNR.
Para além dos peixes mortos a boiar esta associação constatou também outros, em cardume, em sérias dificuldades de sobrevivência.
Segundo a ADACE, a Agência Portuguesa do Ambiente ter-se-á deslocado ao local para analisar as águas que apresentam manchas de óleo acastanhadas semelhantes a espuma de sabão, encontrando-se mais sujas que o normal.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte pergunta, para que o Ministério do Ambiente e da Ação Climática possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1- O Ministério do Ambiente e da Ação Climática tem conhecimento de dezenas de peixes mortos à superfície da água no Rio Novo do Príncipe?
2- O Governo fez alguma ação inspetiva para apurar das razões que levaram à morte de dezenas de peixes?
3- O MACC confirma que as águas neste troço do Rio Vouga se encontram poluídas? A poluição das águas nesta zona é recorrente?
4- Que medidas irão ser tomadas para prevenir que no futuro venham a ocorrer situações iguais ou de maior gravidade?