|
04/11/2012 |
Cais do Seixalinho, no Montijo, e inoperacionalidade de Catamarã da Transtejo motivam pergunta de “Os Verdes” no Parlamento |
|
O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Economia e do Emprego, sobre a inoperacionalidade do catamarã da Transtejo (Bica) e também sobre a situação do Cais do Seixalinho, no Montijo.
PERGUNTA:
A Transtejo tem por missão a prestação de um serviço público de transporte fluvial de passageiro, orientada para a satisfação do cliente e subordinada a padrões de elevada qualidade e segurança, segundo uma estratégia integrada de transportes para a área Metropolitana de Lisboa e segundo critérios de racionalidade económico-financeira social e ambiental.
A Transtejo tem o catamarã Bica atracado no Cais do Seixalinho, no Montijo, há vários meses e a sua degradação é visível dia após dia. Este catamarã entrou ao serviço da Transtejo em 1995 e foi construído em Inglaterra e nos Estaleiros Navais da Figueira da Foz. Hoje, entre os passageiros da carreira Montijo – Cais do Sodré, já se fala que estão a ser retiradas peças do catamarã Bica para reparar os catamarãs Algés Castelo e Chiado.
Não querendo crer no acima exposto e por acharmos que essa prática seria contrária à missão da Transtejo iremos formular algumas questões. No respeitante ao Cais do Seixalinho – Montijo, e mais uma vez, vimos questionar a qualidade de serviço prestado no parque de estacionamento, onde é necessário andar de galochas sempre que chove e o elevado preço praticado, quando foi prometido aos Montijenses e a outros utentes a sua gratuitidade.
O edifício da estação fluvial, sempre que chove, torna-se num local de gincana em virtude do número de baldes que são postos no chão para receber a água que cai do telhado da estação. Sendo do nosso conhecimento que está a decorrer o concurso de adjudicação do bar da estação e dos bares dos barcos não podemos deixar de lamentar o tempo a que os utentes estão privados desse serviço e porque não existe nenhuma oferta desse tipo de serviço por perto, o cais é uma zona isolada.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª a Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Economia e do Emprego possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1 – Qual é a situação do catamarã Bica?
2 – Para quando os arranjos do parque de estacionamento e o cumprimento da promessa de gratuitidade do mesmo?
3 – Quando será iniciada as obras de reparação da cobertura do edifício do cais do seixalinho – Montijo?