|
20/03/2011 |
CAPACIDADE OPERACIONAL DA POLÍCIA JUDICIÁRIA - “OS VERDES” QUESTIONAM GOVERNO NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA |
|
O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo, através do Ministério da Justiça, sobre a situação na Polícia Judiciária que, segundo a ASFIC, tem a sua capacidade operacional ameaçada.
PERGUNTA:
Segundo a Associação Sindical dos Funcionários de Investigação Criminal (ASFIC), a capacidade operacional da Polícia Judiciária está seriamente ameaçada. Dois terços da frota automóvel estão inoperacionais ou com problemas de manutenção o que implica que certos departamentos não efectuem certas diligências ou que recorram a veículos dos próprios agentes.
A falta de recursos humanos, que pode ser agravada com a passagem de algumas dezenas de investigadores à reforma nos próximos meses, levaram já à situação insólita da PJ apenas ter dois efectivos no estrangeiro, para além das quebras de operacionalidade no território nacional que atingem, em alguns departamentos, os 80%.
Com um quadro de 2500 efectivos são cerca 1300 os funcionários de investigação criminal no activo.
A tudo isto acresce ainda o sistema informático obsoleto e desactualizado que, naturalmente, agrava a situação.
Face a este cenário que pode colocar em causa a segurança dos cidadãos e a segurança nacional,
Solicito, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, a S. Ex.ª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Justiça possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1. Confirma o Governo esta situação denunciada pela ASFIC?
2. Se sim, quais as medidas, urgentes, que irão ser tomadas?
3. Irá ser aberto concurso para o ingresso de mais agentes a fim de suprir o défice existente?