Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2002
 
 
Comunicados 2002
Partilhar

|

Imprimir página
26/07/2002
Carta Aberta: Fogos Florestais
CARTA ABERTA AO PRIMEIRO MINISTRO DE PORTUGAL
A propósito dos fogos florestais
 
Exmo Senhor Primeiro Ministro,

O Partido Ecologista "Os Verdes" não podia deixar passar esta reunião do Conselho de Ministros em Tomar, sem oferecer uma "lembrança" que, pensamos, permitirá ao Executivo ficar a conhecer melhor esta região e o país.

Com este ÁLBUM NEGRO DA FLORESTA PORTUGUESA, pretendemos sensibilizar o Governo dirigido por V. Exa. para um flagelo que ciclicamente afecta esta região, bem como muitas outras do país, mergulhando populações, dias e noites a fio nos infernos das chamas e posteriormente na negritude das cinzas e da morte.

De 1990 a 2001 arderam 1.181.636 hectares de floresta, perderam-se dezenas de vidas humanas no combate aos incêndios, centenas de formas de vida vegetal e animal e bens patrimoniais, cresceu o medo e aumentou o êxodo rural.

Queremos, ainda, com esta "lembrança", deixar bem claro que o Governo não pode fazer contenções orçamentais nesta matéria, deixando torres de vigia ao abandono, áreas protegidas desprotegidas, nem pode aumentar o rol de promessas, sempre feitas em "época oficial de incêndios" e logo esquecidas finda a época.

O país precisa de medidas concretas que venham travar este ciclo infernal, que venham promover o desenvolvimento de uma floresta sustentável, cujo contributo ecológico, social, económico, paisagístico e de lazer é inegável.

.../...

Para "Os Verdes" essas medidas passam:

Pelo cumprimento da Lei de Bases da Floresta;

Pela elaboração e aplicação dos Planos Regionais de Ordenamento Florestal;

Pela travagem das monoculturas intensivas (eucalipto/pinheiro);

Pela promoção de uma floresta de uso múltiplo e valorização dos seus produtos;

Pelo ordenamento florestal, limitando a extensão das parcelas de área florestada;

Pela actualização do cadastro florestal;

Pelo investimento na prevenção através de uma limpeza tecnicamente adequada, pela abertura e manutenção de aceiros, pelo investimento na vigilância, envolvendo populações e associações de produtores;

Pelo investimento nos estudos relacionados com as técnicas de combate e prevenção de incêndios;

Pela clarificação e punição dos interesses obscuros que manobram as mãos dos incendiários;

Pela promoção da educação e da sensibilização das populações para comportamentos que gerem menos riscos de incêndios.

Esperamos, Senhor Primeiro Ministro, que este nosso alerta não seja em vão porque uma floresta é uma soma de vidas, é um dos patrimónios mais ricos do Planeta, urge tomar medidas! Para bem das populações afectadas, do ambiente, do mundo rural, de todos nós!

 

A Comissão Executiva Nacional
do Partido Ecologista "Os Verdes"
Tomar, 26 de Julho de 2002


Nota: Juntamente com esta carta aberta foi entregue um álbum fotográfico com registos de vários incêndio no Distrito de Santarém.


 

Voltar