Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
03/02/2018
Castelo de Paiva - Verdes pedem medidas urgentes para proteger a Mamoa de Carvalho Mau
Castelo de Paiva - Verdes pedem medidas urgentes para proteger a Mamoa de Carvalho Mau

O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Cultura, sobre a necessidade de implementar medidas urgentes para proteger a Mamoa de Carvalho Mau, uma das mais reconhecidas do concelho de Castelo de Paiva e da Região, face aos atos de vandalismos que se verificam no local.

Pergunta:

No concelho de Castelo de Paiva existem dezenas de mamoas, sendo as mais conhecidas as de Carvalho Mau, União das Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, um núcleo megalítico constituído por três mamoas, do período Neo-Calcolítico, contudo duas delas já foram destruídas.

A mamoa que ainda resiste, em Carvalho Mau, foi escavada em 1989 pelo professor e arqueólogo Eduardo Jorge Lopes da Silva no âmbito do seu estudo do megalitismo e de vastas necrópoles a norte do Douro: “o Estudo do Megalitismo Minhoto e a sua correlação com o Douro Litoral e Beiras”.

Segundo a Associação de Estudo e Defesa do Património Histórico-Cultural de Castelo de Paiva há meia dúzia de anos foi efetuada, em conformidade com o proprietário do terreno e em conjunto com a junta de freguesia de Paraíso, uma limpeza ao local, a colocação de uma tela informativa, bem como de uma cintura de proteção na área circundante ao monumento.

Esta associação tem registado ao longo dos anos atos de vandalismo no local, alguns deles consistiram, e isto logo após as intervenções anteriormente mencionadas, em danificar o painel informativo e, mais recentemente, levaram à degradação da zona de proteção deste monumento megalítico.

Face aos atos de vandalismos que se verificam no local é necessário implementar medidas urgentes para proteger este monumento, que é cronologicamente o mais antigo do município de Castelo de Paiva e da região.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Cultura possa prestar os seguintes esclarecimentos:

1- O Ministério da Cultura tem conhecimento dos atos de vandalismo a que está exposta a Mamoa de Carvalho Mau, uma das mais reconhecidas do concelho de Castelo de Paiva e da Região?

2- Que medidas este Ministério irá tomar no sentido de evitar a degradação deste monumento megalítico?
Voltar