Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2014
 
 
Comunicados 2014
Partilhar

|

Imprimir página
29/01/2014
Castro Daire - “Os Verdes” enviaram carta aberta ao Presidente da Câmara Municipal
Não é novidade que ao longo dos anos os executivos que têm estado na Câmara Municipal de Castro Daire, ora PS, ora PSD, têm negligenciado a área ambiental, nomeadamente no que concerne ao tratamento das águas residuais.
 
“Os Verdes” têm constantemente alertado o Ministério que tutela a área do Ambiente e a opinião pública para a problemática das águas residuais, sobretudo relacionada com as aparentes deficiências no tratamento dos efluentes pela ETAR de Ponte Pedrinha, que constituem um foco de poluição para o rio Paiva.
 
Recentemente chegaram ao Coletivo Regional de Viseu do PEV – Partido Ecologista “Os Verdes” várias denúncias de cidadãos das povoações de Lamelas de Lá e Folgosa, freguesia e concelho de Castro Daire, relativamente a vários focos de poluição, em resultado de ainda existirem nestas localidades, como em outras do concelho, fossas séticas e poços absorventes camarários. Estes sem qualquer tipo de manutenção deixam propagar as águas residuais sem tratamento por campos agrícolas e hortas familiares, deixando um rasto de poluição pelos canais de escoamento, conforme registos fotográficos, enviados em anexo à presente carta.
 
O extravase das águas residuais, que é constante, coloca em risco a saúde pública, não só pelo facto das águas residuais passarem literalmente no meio de áreas hortícolas, mas também pelas águas que escorrem para o rio Paiva, fonte de abastecimento de água a milhares de pessoas a jusante de Castro Daire. Recorde-se que o Paiva está classificado como Sítio de Importância Comunitária na Rede Natura 2000.
 
Face ao assunto exposto, o PEV gostaria que o Senhor Presidente informasse para quando estão previstas obras de efetivo saneamento e tratamento de forma a eliminar a escorrência das águas residuais pelos campos hortícolas na freguesia e concelho de Castro Daire.
Voltar