Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
24/10/2019
Castro Daire - Carta aberta à Câmara Municipal - Abate de 40 árvores junto à Escola Secundária
Carta aberta - O Partido Ecologista Os Verdes tomou conhecimento que a Câmara Municipal de Castro Daire abateu várias árvores de grande porte na Avenida Dr. Sá Carneiro, na zona da escola secundária, motivando a indignação da população perante este ato irreversível. A autarquia prepara-se igualmente para abater outras tantas, já sinalizadas, num total de 40 árvores.

Superficialmente, os cidadãos constataram que estas árvores não apresentavam quaisquer problemas fitossanitários, pelo que o seu corte foi uma opção política tomada pela maioria do executivo da Câmara Municipal do PSD/CDS relacionada ao que tudo indica com a requalificação da Avenida Dr. Sá Carneiro.

A intervenção na Avenida prevista no orçamento da autarquia para 2019 não pode ser uma justificação para este abate. Houvesse vontade política de manter as árvores, que qualquer técnico paisagista enquadraria as árvores no respetivo espaço público, sem necessidade de proceder ao seu corte raso.
Os cidadãos de Castro Daire têm contestado igualmente o facto da autarquia não ter dado a conhecer previamente o projeto, nem de prestar os devidos esclarecimentos sobre a intervenção que tem para esta via.

No distrito de Viseu vários executivos municipais, como é o caso de Castro Daire e Vila Nova de Paiva estão a ser afetados por uma espécie de disseminação viral, “a doença do motoserra” com contornos cada vez mais preocupantes que estão a colocar em causa a sustentabilidade do espaço público e a qualidade de vida das populações.

De acordo com inúmeros estudos publicados pela comunidade científica, as árvores são fundamentais para a criação de sombra, absorção de poluentes provocados pelo trânsito, repositório de carbono e para a manutenção e melhoria da saúde dos munícipes pelo que deveriam ter sido integradas e preservadas na paisagem urbana ao invés de serem abatidas.

Face ao assunto exposto, o Partido Ecologista Os Verdes pretende obter do Senhor Presidente da Câmara Municipal de Castro Daire os seguintes esclarecimentos:

1. A autarquia confirma que as árvores da Avenida Sá carneiro se encontravam em boas condições fitossanitárias?
2. Quais foram as razões que motivaram a Câmara Municipal de Castro Daire a efetuar o abate dessas árvores?
3. A autarquia ponderou alguma alternativa ao projeto de forma a evitar o corte das referidas árvores?
4. A população foi previamente informada desta intervenção urbanística, bem como do abate das árvores?
5. A breve prazo estão previstos mais cortes de árvores no espaço público?
6. No seguimento deste ato irreversível, a Câmara Municipal irá proceder à plantação de novas árvores no espaço público de forma a “compensar” as que foram abatidas?
Voltar