O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre a falta de médicos no Centro de Saúde de Ribeira de Pena.
PERGUNTA:
A Assembleia Municipal de Ribeira de Pena aprovou uma moção que reivindica mais médicos para o Centro de Saúde e para extensão de Saúde de Cerva e de técnicos em número e qualificações adequadas.
No dia 04 de Janeiro de 2011, em resposta à Assembleia Municipal, o Director Executivo do Agrupamento de Centros de Saúde do Alto Tâmega e Barroso disse que até ao final do mês os 7.000 utentes do concelho de Ribeira de Pena iriam ficar cobertos com cuidados médicos.
Isto passava pela contratação de médicos a uma empresa de prestação de serviços de cuidados de Saúde.
Até à data nada foi feito e, para agravar os cuidados de saúde prestados a estas populações, o serviço de internamento foi encerrado.
Em Celorico de Bastos o SAP nocturno também foi encerrado o que leva a que as populações de Terras de Basto se sintam abandonadas.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Ex.ª O Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Saúde possa prestar os seguintes esclarecimentos: 1. Confirma o Ministério da Saúde que os médicos não foram contratados por falta de aval do Ministério das Finanças? 2. Arrastando-se esta situação desde Outubro e existindo uma grande parte de população idosa, que necessita de cuidados de saúde permanentes, que medidas vão ser tomadas para resolver este problema? 3. Que motivos justificam o facto de passados seis meses os problemas não tenham
|