Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XIII Legislatura 2015/2019 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
19/07/2019
Código do Trabalho - DAR-I-108/4ª
Intervenção do Deputado José Luís Ferreira - Assembleia da República, 19 de julho de 2019

Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados, ficámos hoje a saber, pela Sr.ª Deputada Wanda Guimarães do Partido Socialista, que acabou por fazer doutrina, que o lado certo da História é ser de esquerda e juntar-se à direita em matéria laboral. É que se fosse noutra matéria qualquer…
Mas já não estranho!

Sr.ª Deputada, não estranhe, por isso, que os aplausos à sua intervenção tenham vindo da bancada do PSD e do CDS.
Por isso é que dizemos que hoje é um dia mau para quem trabalha.
E é um dia mau por várias razões que, creio, podem sintetizar-se em dois grandes motivos.

Primeiro, o Partido Socialista perdeu a oportunidade de reforçar direitos, perdeu a oportunidade de, nesta Legislatura, remover do ordenamento jurídico-laboral aspetos negativos herdados do Governo anterior. Estou a falar da necessidade de revogar a caducidade em matéria de contratação coletiva, de alterar os valores das indemnizações em caso de despedimento e de repor o princípio do tratamento mais favorável aos trabalhadores.
Segundo, o Partido Socialista não só perdeu essa oportunidade, como se juntou à direita para fragilizar ainda mais — para não dizer liquidar — a contratação coletiva, para dificultar a conciliação da vida pessoal com a vida profissional das pessoas, através do banco de horas, fomentando, por fim, a precariedade, curiosamente uma das bandeiras desta Legislatura.

Nem a Sr.ª Deputada Wanda Guimarães, nem o Sr. Primeiro-Ministro, nem o Partido Socialista conseguiram explicar-nos como se combate a precariedade duplicando o período experimental. Ninguém compreende!
Dois e dois só são cinco quando a conta está errada. É por isso que o Partido Socialista não conseguiu explicar como combate a precariedade com o aumento do período experimental.

Portanto, temos de lamentar o facto de o Partido Socialista se ter mostrado insensível aos apelos da esquerda — sobretudo, de Os Verdes — para remover os aspetos negativos da legislação laboral e de se ter virado para a direita para fazer estas alterações, quando sabemos o que dela se espera.
Vamos esperar, agora, que o Sr. Presidente não promulgue o diploma ou que, pelo menos, peça a fiscalização preventiva da sua constitucionalidade. Se assim não for, Os Verdes manifestam, desde já, disponibilidade para, juntamente com outros partidos, proceder ao pedido de fiscalização sucessiva da constitucionalidade deste diploma.
Voltar