Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2004
 
 
Comunicados 2004
Partilhar

|

Imprimir página
12/10/2004
Comunicação do 1º Ministro ao País
DISCURSO DE SANTANA LOPES A MONTANHA PARIU UM RATO

Depois de tanto suspense, era legítimo esperar que o discurso de ontem do Primeiro Ministro viesse trazer ao país novidades estruturantes para ultrapassar a crise e travar a instabilidade vivida pelos portugueses. Mas afinal, a montanha pariu um rato.

Toda esta encenação, à qual Pedro Santana Lopes já nos habituou, resumiu-se à apresentação de um conjunto de promessas, mil e uma vezes ditas e desditas, como por exemplo, a baixa do IRS.

O discurso do Primeiro Ministro não foi mais do que um tempo de antena do PSD, em plena campanha eleitoral para as Regiões Autónomas, à custa dos dinheiros públicos e em horário privilegiado.

Mesmo que algumas destas promessas venham a concretizar-se, o Governo não deixa de dar uma migalha com uma mão, para retirar com a outra um pão, aumentando os preços de bens essenciais, tais como os dos transportes e da saúde.

Para “Os Verdes” é ainda escandaloso o desafio, mais uma vez implícito neste discurso, lançado ao Presidente da República, quando Santana Lopes garante que “cumprirá o seu mandato até ao fim da legislatura”.

Por último, “Os Verdes” gostariam que o Presidente da República esclarecesse os portugueses sobre se considera que este Governo está a dar estabilidade ao país e se é normal que um Governo de um nação democrática, para além de praticar actos de censura, se mostre, através do seu Primeiro Ministro, francamente solidário com elementos que asseguram publicamente e descaradamente, tal como fez Alberto João Jardim na Madeira, que não respeitam a Constituição da República Portuguesa.

O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 12 de Outubro de 2004

Voltar