Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2004
 
 
Comunicados 2004
Partilhar

|

Imprimir página
11/12/2004
Conclusões da Reunião do Conselho Nacional dos Verdes
CONSELHO NACIONAL DE "OS VERDES" REUNIDO EM LISBOA PARA INICIAR A PREPARAÇÃO DAS ELEIÇÕES CONCLUSÕES DA REUNIÃO

O Conselho Nacional de "Os Verdes" reuniu hoje em Lisboa. Das decisões tomadas realçam-se as seguintes:

1 – "Os Verdes" deliberaram concorrer às próximas eleições legislativas que, de acordo com o anúncio do Sr. Presidente da República, se realizarão no próximo dia 20 de Fevereiro de 2005, na Coligação Democrática Unitária.

"Os Verdes" consideram que a CDU é um espaço privilegiado de convergência de forças políticas que, preservando a sua diferente identidade, têm um objectivo de transformação da sociedade, que não aceita o conformismo e a inevitabilidade, e que, por isso mesmo, tem propostas de políticas alternativas com vista à correcção de problemas estruturais que o país enfrenta, promovendo mais justiça social, melhor ambiente, a garantia de serviços públicos determinantes, entre outras questões.

2 – "Os Verdes" entendem que, com a decisão do Sr. Presidente da República de dissolução do Parlamento, está criada uma oportunidade para que os portugueses decidam, através do seu voto, que na próxima legislatura exista uma nova correlação de forças na Assembleia da República que garanta a promoção de políticas de esquerda, questão que "Os Verdes" consideram só possível com o reforço da CDU.

"Os Verdes" realçam o papel que o seu Grupo Parlamentar tem desempenhado na Assembleia da República com a permanente abordagem, a promoção de debate político e apresentação de propostas concretas relativas a matérias que se prendem directamente com a vida das pessoas e determinantes para o desenvolvimento do país, como a necessidade de promoção do transporte colectivo, a promoção de auto-suficiência e maior eficiência energética, uma nova lógica de entendimento da gestão da água, segurança alimentar, etc.

"Os Verdes" são a voz ecologista na Assembleia da República.

3- "Os Verdes" alertam para a necessidade de os deputados da Assembleia da República, o Sr Presidente da República, e os portugueses em geral, se manterem atentos e vigilantes quanto a medidas eleitoralistas que o Governo possa vir a tomar, como por exemplo mais um conjunto de nomeações ou de alguns contratos-programa com certas autarquias, bem como quanto a medidas negativas que o Governo possa vir a acelerar, relativamente aos quais "Os Verdes" apelam ao Sr Presidente da República para usar o seu direito de veto, como por exemplo a legislação sobre educação especial ou a avaliação do ensino básico.

4– "Os Verdes" entendem que a política só tem sentido a falar verdade aos portugueses. Nesse sentido entendemos que o principal objectivo do nosso projecto é derrotar a maioria de direita e as políticas que servem interesses económicos, mas que não servem a generalidade dos portugueses, promovendo pelo contrário a degradação da sua qualidade de vida.

"Os Verdes" consideram, assim, que nos tempos que se aproximam é fundamental que todas as forças políticas clarifiquem as suas posições em relação a matérias tão determinantes como:

- Regionalização

- Interrupção Voluntária da Gravidez

- Reestruturação do sector da água

- Gestão e tratamento de resíduos industriais

- Organismos geneticamente modificados

- Legislação laboral

- Política educativa

- Papel do Serviço Nacional de Saúde

O Partido Ecologista "Os Verdes", realça que o que está em causa nas próximas eleições não é a alteração de estilos ou de caras, e entendem que o sentimento generalizado dos portugueses é o da necessidade de políticas alternativas, de políticas que se virem para as pessoas e para a resolução dos seus problemas, garantindo um desenvolvimento sustentável.

O Gabinete de Imprensa
Lisboa,11 de Dezembro de 2004


 

Voltar