|
05/04/2008 |
CONCLUSÕES DO CONSELHO NACIONAL DE "OS VERDES" - BEJA |
|
O Conselho Nacional do Partido Ecologista "Os Verdes" reuniu em Beja no dia 5 de Abril, com vista a discutir a situação política regional e nacional, tendo decidido tornar público os seguintes pontos:
1. Membros do CN acompanharam a Deputada Heloísa Apolónia, no dia 4 de Abril, na vista a dois concelhos – Beja e Moura.
Dos contactos havidos com os responsáveis autárquicos ressalta a enorme preocupação apresentada em relação às consequências da aplicação da política do Governo, nomeadamente em relação ao crescente despovoamento do interior e ao consequente abandono das terras.
É com expectativa que se assiste à instalação de grandes extensões de olival (não tradicional), com o objectivo de fazer a sua exploração super-intensiva, com os riscos que essas práticas trazem para o ambiente: consumo excessivo de água e eventual concentração de químicos nos aquíferos subterrâneos e solos. Por outro lado, a exploração intensiva do olival (consequentemente com espécies diferentes da oliveira tradicional) leva à produção de azeite com características diferentes daquelas que são usuais na "Região Demarcada de Moura".
O CN destaca o esforço das autarquias locais para aplicar medidas para contrariar o acentuar das assimetrias com o litoral, procurando cativar a atenção dos potenciais investidores, promovendo o desenvolvimento sustentado da região e fixando a população.
2. Relativamente à situação política nacional, o CN manifesta particular preocupação com a situação vivida na actualidade, a qual fez emergir uma onda de contestação social que se alargou a vários sectores da sociedade.
Importa aqui realçar os preocupantes níveis de desemprego, agravado com o recente anúncio de encerramento de empresas.
O crescente aumento do custo de vida, principalmente o custo dos bens essenciais de consumo, aliado ao aumento dos custos com a habitação, fizeram crescer a situação de crise nas famílias portuguesas, sendo notório o crescimento do fosso entre as famílias mais abastadas e as famílias mais pobres.
O CN manifesta, também, muita preocupação relativamente ao Programa Nacional de Barragens, muito em particular com a construção da Barragem no Rio Tua.
3. Em relação às iniciativas politicas a desenvolver a curto prazo o CN destaca:
A realização de uma interpelação ao Governo no dia 17 de Abril sobre Politica do Ambiente e Ordenamento do Território pelo Grupo Parlamentar do Partido Ecologista "Os Verdes".
A realização do Encontro Nacional de Autarcas Verdes no próximo dia 17 de Maio, em Lisboa.