Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2005
 
 
Comunicados 2005
Partilhar

|

Imprimir página
13/07/2005
CONFIRMADOS PERIGOS PARA A SAÚDE PÚBLICA DOS RESÍDUOS DE URÂNIO “OS VERDES” EXIGEM MEDIDAS URGENTES
Os resultados do MinUrar, estudo sobre os impactos na saúde provocados pelos resíduos de urânio das Minas da Urgeiriça, tornados ontem públicos, vêm apenas confirmar aquilo que já era mais que previsível.

Ficou ontem comprovado, com a apresentação pública das conclusões do MinUrar, aquilo que já há muito se temia: as populações das zonas próximas das escombreiras, de Canas de Senhorim, e outras, estão já a sofrer problemas de saúde como consequência da degradação ambiental provocada pelos resíduos da exploração de urânio. Uma situação que para “Os Verdes” já era de esperar e que pode ter repercussões a longo prazo, sobre as gerações futuras, sendo que a radioactividade é algo que perdura no tempo a longo prazo.

As conclusões deste estudo, que foi feito na sequência da Resolução 34/2001 da Assembleia da República (com origem num Projecto de Resolução apresentado na AR pelo Grupo Parlamentar de “Os Verdes” e aprovado por unanimidade), ainda não foram - lamentavelmente - entregues ao próprio órgão que está na origem da sua elaboração, apesar de o grupo Parlamentar de “Os Verdes” ter solicitado o estudo na passada segunda-feira, aos diversos ministérios responsáveis, assim que soube da sua conclusão.

Reservando-se “Os Verdes” o direito de tomar novamente posição mais pormenorizada após a leitura e análise do mesmo estudo, quando este for entregue aos deputados, desde já consideram que os resultados tornados ontem públicos vêm confirmar a urgência da tomada de medidas concretas e já delineadas na Resolução 34/2001, que já deveriam estar em fase de conclusão e não ainda a dar os primeiros passos.

Por outro lado, “Os Verdes” vão acompanhar atentamente a forma como está a ser prevista a selagem das escombreiras, pois consideram que as conclusões do estudo de impacte ambiental não vão no sentido mais eficaz. “Os Verdes” pretendem ainda que seja estudado e resolvido o problema da contaminação das habitações nos Bairros situados junto às escombreiras, situação que não foi tida em conta no estudo de impacte ambiental.

“Os Verdes” consideram que a melhor maneira de resolver de vez este problema, garantindo a saúde das populações que ali vivem hoje, e também a das futuras gerações, assim como o direito ao desenvolvimento daquela Freguesia e daquele Concelho, é assumindo frontalmente, e sem desvios, o problema, por forma a resolvê-lo definitivamente e não tentando minimizar a realidade da dimensão do que está em causa, com medo dos impactos económicos e sociais, sobre a freguesia.

“Os Verdes” irão apresentar propostas no sentido de serem ressarcidas as populações da Freguesia de Canas de Senhorim e do Concelho de Nelas pelos danos causados à sua saúde e pelo entrave ao desenvolvimento que aquele problema ambiental trás à Freguesia e ao Concelho.

O Gabinete de Interesse
13 de Julho de 2005

Voltar