Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2003
 
 
Comunicados 2003
Partilhar

|

Imprimir página
10/09/2003
Cortes Orçamentais no Ambiente
SOBRE O PRÉ-ANÚNCIO DE CORTES ORÇAMENTAIS NO AMBIENTE

“Os Verdes” consideram que o anúncio antecipado, por parte do Ministro das Cidades, do Ordenamento do Território e do Ambiente, de contenção nos programas do seu Ministério no próximo Orçamento de Estado, revela que estaremos perante um significativo desinvestimento e uma ainda maior desvalorização do ambiente no conjunto das políticas da responsabilidade do Governo.

Isto é tanto mais preocupante, quanto as problemáticas ambientais continuam a agravar-se no país, sem vias de resolução: da qualidade dos nossos recursos hídricos, este Verão especialmente ameaçados, passando pela recusa de investimento numa componente determinante na correcta gestão de resíduos, a recicalgem, até ao estrangulamento financeiro de que o ICN tem sido alvo. E vem agora o Sr Ministro Amílcar Theias garantir que as redes de monitorização do ruído e da qualidade do ar serão novamente adiadas por falta de verba, redes fundamentais, especialmente nas zonas urbanas, para garantir a saúde das populações e para accionar sistemas de alerta.

“Os Verdes” consideram que o Sr Ministro tem muito para aprender no que concerne a dossiers do seu Ministério, mas fundamentalmente tem muito que aprender sobre as consequências concretas da inacção que tem caracterizado o seu Ministério, para a qualidade de vida e para a saúde das populações. O Sr Ministro poderá pagar politicamente por isso, mas o problema é que muitos portugueses terão pago com a sua saúde muitas das asneiras da política governamental.

O Gabinete de imprensa
Lisboa, 10 de Setembro de 2003


 

Voltar