Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
09/07/2020
Corticeira Robinson - Portalegre - Classificação de Todo o Espólio Avança! - Vale a Pena Lutar!

O Partido Ecologista Os Verdes regozija-se com o Anúncio publicado hoje, em Diário da República, pela Direção Geral do Património Cultural (DGPC) que pede ao Governo para alterar a classificação do património da  Fábrica Robinson, por forma a que este venha a abranger, para além dos edifícios atualmente já classificados, todo o espólio desta indústria corticeira (máquinas - mais de 700, fotografias, espólio documental…) localizado em Portalegre.

 

Relembramos que o pedido de classificação do espólio da antiga corticeira Robinson, decorre de um  pedido entregue há cerca de um ano na DGPC, cuja  primeira subscritora é a dirigente do PEV, Manuela Cunha, e que foi subscrito por um conjunto de portalegrenses que responderam ao apelo de Os Verdes e que se têm destacado pelo seu empenho na defesa e valorização da Robinson, pedindo, nomeadamente, a musealização deste espaço. 

 

A proposta de hoje, que Os Verdes esperam que venha a ser aprovada pelo Governo, é mais um passo para salvar a Robinson e devolver este património aos portalegrenses e a todos os que ali trabalharam.

 

Os Verdes continuarão a lutar para que se dêem mais passos  decisivos na proteção e valorização deste património, e na sua manutenção pública e ao serviço da valorização da memória corticeira e do desenvolvimento deste concelho e do Alentejo.

 

Os Verdes relembram que, em abril uma sentença de tribunal veio declarar a insolvência da antiga Sociedade Corticeira Robinson Bros, S.A.  e que esta decisão poderia acarretar a venda ao  desbarato do espólio existente. A classificação vem de certa forma, travar este caminho.

Voltar