Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
28/03/2020
Covid-19 – Os Verdes Questionam o Governo Sobre Avaliação no Ensino Superior

O Grupo Parlamentar Os Verdes, entregou na Assembleia da República uma pergunta, em que questiona o Governo, através do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, sobre a forma como pretende o Governo acautelar as avaliações dos alunos do ensino superior e em que prazos.

Pergunta:

A pandemia da COVID-19 trouxe muitas dúvidas a várias pessoas e a vários sectores. O mesmo aconteceu para os milhares de estudantes em Portugal a frequentar o ensino superior.

Devido ao encerramento de instituições do ensino superior, foram vários os estudantes que de um dia para o outro viram os seus estudos suspensos.

Algumas instituições de ensino superior procuraram dar continuidade ao trabalho usando diversas plataformas digitais ou enviando trabalhos, na tentativa de não prejudicar os estudantes. Contudo, a verdade é que existem discrepâncias e são várias as queixas que nos vão chegando, sobre os diversos modelos implementados.

No ensino superior, embora a autonomia introduza diferenças, as discrepâncias verificam-se, sobretudo entre cadeiras na mesma faculdade e no mesmo ano, uma vez que os professores estão adaptados de forma diferente às novas tecnologias e às formas de ensino à distância 

Ainda mais, colocam-se questões muito sérias em relação a cursos mais práticos como Desporto, Medicina, Enfermagem, Teatro, Cinema, Dança, entre outros que necessitam da parte prática e de uma interação distinta.

No caso do ensino superior, para além dos estudantes estarem a ser prejudicados, devido à pandemia, coloca-se a questão de que caso percam um ano de estudos, tal implicará mais um ano de pagamento de propinas, podendo esta situação levar muitos estudantes a optar pelo abandono escolar.

Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais em vigor, solicita-se ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior que preste as seguintes informações:

1. Como pondera o Governo acautelar as avaliações dos alunos do ensino superior 

2. Pondera o Governo alargar os prazos de avaliação?

3. Se sim, como irá o Governo colmatar eventuais falhas na aprendizagem dos alunos que poderão ter influência mais tarde no seu percurso escolar?

Voltar