|
30/03/2006 |
D. JOÃO DE CASTRO – “OS VERDES” QUEREM MINISTRA DA EDUCAÇÃO NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA |
|
O Grupo Parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” solicitou hoje à Comissão Permanente de Educação, Ciência e Cultura da Assembleia da República a vinda da Sra. Ministra da Educação para prestar, em sede de audição parlamentar, o esclarecimento cabal relativamente às razões que estão por detrás da decisão de encerrar a Escola Secundária D. João de Castro em Alcântara (Lisboa).
Esta decisão tomada pelo Ministério da Educação, para produzir efeitos já a partir do próximo ano lectivo, veio encher de consternação toda a comunidade escolar, incluindo alunos, pais, professores e funcionários, bem como a própria Junta e Assembleia de Freguesia de Alcântara, que já manifestaram publicamente o seu desacordo.
O receio de que eventuais interesses imobiliários possam estar por detrás da decisão de encerrar uma escola que apresenta um projecto educativo de grande qualidade, situada num edifício onde se tem realizado nos últimos anos um importante investimento e que apresenta muito espaço e condições físicas, designadamente a nível do desporto escolar, de qualidade acima da média no nosso país, suscita grande preocupação a “Os Verdes”.
Depois de ter participado num debate, na passada 3ª feira, promovido pelos alunos e apoiado pelo Conselho Executivo da Escola e pela Junta de Freguesia de Alcântara, o Deputado ecologista Francisco Madeira Lopes, conforme se comprometeu no mesmo debate, pretende que sejam cabalmente esclarecidas as razões que levaram à tomada da referida decisão, para o que se torna necessário ouvir todos os interessados e conhecer todo o processo, incluindo o estudo técnico em que, alegadamente, a decisão do Ministério se sustentará.
Assim, o Grupo Parlamentar do Partido Ecologista “Os Verdes” solicitou ainda a audição do Sr. Presidente da Direcção Regional de Educação de Lisboa, bem como do Conselho Executivo da Escola D. João de Castro, para serem ouvidos na mesma Comissão Parlamentar.