Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2005
 
 
Comunicados 2005
Partilhar

|

Imprimir página
24/05/2005
Debate mensal com o 1º Ministro
Durante o debate de amanhã, no Parlamento, com o Sr. Primeiro Ministro, “Os Verdes” vão avaliar se a obsessão pelo défice vai regressar com este Governo, o que seria extremamente prejudicial para o desenvolvimento do país.

“Os Verdes” estão na expectativa de ver quais as medidas que o Governo vem amanhã anunciar para combater o défice de 6,83%.

Relativamente a essas medidas “Os Verdes” terão em conta, por um lado, se elas não colidem com os compromissos eleitorais assumidos pelo PS.

“Os Verdes” ficaram ontem preocupados na reunião com o Sr. Primeiro Ministro, quando este relembrou que o PS na anterior legislatura se tinha assumido contra a descida dos impostos. Porventura o Sr. Primeiro Ministro estaria a assumir que o aumento dos impostos será uma medida anunciada. Porém, “Os Verdes” relembram que, já depois disso, no decurso da campanha eleitoral o Eng.º José Sócrates assumiu peremptoriamente que não aumentaria os impostos.

Por outro lado, “Os Verdes” analisarão se essas medidas a anunciar não vão exactamente na mesma linha das do anterior Governo, designadamente no que concerne a pedir sacrifícios à massa trabalhadora, deixando de fora as grandes fortunas e as operações financeiras que não são tributadas.

“Os Verdes” consideram que face ao défice excessivo, o combate à fraude e à evasão fiscal assume uma prioridade nacional, bem como o investimento público direccionado para a dinamização da actividade produtiva do país, por forma a reduzir a nossa dependência no exterior (e consequentemente o volume de importações), nomeadamente com um pleno aproveitamento dos nossos recursos endógenos (o sector da energia será um sector prioritário, por forma a reduzir a nossa dependência do petróleo).

 

O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 24 de Maio de 2005

Voltar