Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2013
 
 
Comunicados 2013
Partilhar

|

Imprimir página
19/06/2013
Decisão da UNESCO sobre Foz Tua deixa o Alto Douro Vinhateiro mais ameaçado do que nunca

O Partido Ecologista “Os Verdes” lamenta profundamente a decisão da UNESCO que aprovou, no Camboja, o projeto de deliberação que admite a compatibilização entre a Barragem de Foz Tua e o Douro Património Mundial e consideram que esta decisão constitui mais uma opção política do que, propriamente, uma opção técnica.

“Os Verdes” discordam profundamente desta decisão pois defendem e acreditam que não é possível a dita compatibilidade entre a Barragem e a paisagem classificada do Douro. O PEV reafirma que a Barragem de Foz Tua tem um impacto grande que fere profundamente a paisagem duriense classificada pela UNESCO, uma ferida que nem as medidas de salvaguarda irão conseguir atenuar.

O PEV considera ainda que os pareceres emitidos pelo ICOMOS/UNESCO e as diversas deliberações da UNESCO, que têm vindo a ser tomadas ao longo do tempo, contêm em si várias contradições que resultam de pressões políticas e de informações que não correspondem à realidade e à verdade, nomeadamente as questões que dizem respeito à navegabilidade do Douro.

O Partido Ecologista “Os Verdes” tomará brevemente uma posição mais aprofundada sobre esta matéria mas, desde já, reafirma que a Barragem de Foz Tua será uma célula cancerígena que afetará o Douro Património Mundial cuja classificação está, agora mais do nunca, ameaçada. Esta Barragem abrirá um precedente negativo para a paisagem classificada.

Voltar