Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2004
 
 
Comunicados 2004
Partilhar

|

Imprimir página
09/07/2004
Decisão Presidencial de Manutenção do Governo
MANUTENÇAO DO GOVERNO É UMA FRAUDE E UMA DECISÃO QUE FRAGILIZA A DEMOCRACIA

Depois de dias de consultas, os portugueses acabam de conhecer a decisão tomada pelo Senhor Presidente da Republica, na sequência da grave crise política provocada por Durão Barroso, líder do PPD/PSD, com a sua decisão de abandonar o país e as funções que nele exercia.

É uma crise política da exclusiva responsabilidade do ex Primeiro-Ministro. Foi desencadeada pelo rompimento que decidiu fazer do compromisso que tinha assumido à frente do Executivo e perante o país.

É uma situação de enorme gravidade, geradora de instabilidade. E que veio agravar a crise ambiental, social e económica instalada na sociedade portuguesa nos últimos dois anos, traduzida no aumento do desemprego, na brutal degradação das condições de vida e na destruição dos nossos recursos naturais. Uma situação que foi vivamente repudiada pelos cidadãos nas últimas eleições, em 13 de Junho.

Neste quadro, era competência do Presidente da Republica, mau grado a manipulação feita e as tentativas da direita para anular o seu papel, decidir, nos termos constitucionalmente definidos, qual das opções previstas deveria escolher para ultrapassar a crise: se a convocação de eleições livres ou se o dar continuidade à anterior maioria e a um seu novo governo.

"Os Verdes",

ao tomar conhecimento da decisão do Presidente da República, não obstante o respeito que ele lhe merece, manifestam o seu profundo desagrado pela sua decisão e pela frustração que ela provoca na esmagadora maioria dos portugueses ao liquidar a esperança que, de novo, se tinha despontado, de busca de uma alternativa para o país.

Trata-se, em nosso entendimento, de uma decisão frágil, que contribui ela própria para fragilizar a democracia, decisão que não garante verdade na política, qualquer sustentabilidade a prazo, é incapaz de assegurar condições de estabilidade e passa, no futuro, a co-responsabilizar o Presidente da Republica por políticas odiosas de direita que tem conduzido ao agravamento da injustiça, da desigualdade e da exclusão, do desemprego e da crise ecológica, em Portugal.

"Os Verdes"

continuarão neste quadro, com empenhamento, a bater-se pela afirmação do seu projecto político, pela construção de uma sociedade mais solidária e por uma maior justiça social e ambiental.

A Comissão Executiva do Partido Ecologista "Os Verdes"
Lisboa, 9 de Julho de 2004

Voltar