Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2004
 
 
Comunicados 2004
Partilhar

|

Imprimir página
14/09/2004
Declarações de Bagão Félix
“OS VERDES” COMENTAM DECLARAÇÕES DE BAGÃO FÉLIX

Num país em que os riscos de pobreza aumentam preocupantemente, estando Portugal colocado entre os países com maior índice de pobres da União Europeia, foi confrangedor ouvir ontem o Ministro das Finanças pronunciar-se sobre a situação do país sem dirigir uma palavra nem atenção para este problema dramático.

Muito pelo contrário, o Ministro Bagão Félix ignorou a realidade que se vive em Portugal e mais uma vez demonstrou que a orientação do Governo é olhar mais aos números do que às pessoas.

O que o Ministro veio dizer é que afinal é preciso continuar a apertar bem o cinto e que o Estado não tem capacidade para pagar aquilo que a Constituição o obriga a garantir e que por isso transferirá esses pagamentos para as famílias, seja na área da educação, da saúde ou dos transportes.

Sob a capa da justiça social o que o Governo faz é promover mais pobreza e mais dificuldade no acesso a serviços fundamentais, degradando os serviços públicos e pedindo sempre mais esforço às classes cada vez mais desfavorecidas e deixar à vontade aqueles que conseguem não declarar a totalidade dos seus rendimentos e aqueles que escandalosamente fogem ao fisco aos olhos do Estado, como na zona franca da Madeira (se o Estado garantisse seriamente o combate à evasão e à fraude fiscal conseguiria arrecadar mais receitas para o estado).

Sob a capa do princípio do utilizador pagador, o que o Governo faz é abdicar totalmente do princípio da solidariedade e pôr as famílias a pagar aquilo que já pagam através dos seus impostos.

O Ministro das Finanças provou ontem que o Governo está a gerir muito mal os destinos de Portugal, porque para um Governo que prometeu desafogo às famílias a partir de 2005, aquilo que vem anunciar afinal é mais e mais sacrifícios.

O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 14 de Setembro de 2004

Voltar