Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2014
 
 
Comunicados 2014
Partilhar

|

Imprimir página
23/06/2014
Demissão em bloco no Hospital São João do Porto

«Os Verdes» Porto vem tornar público a sua preocupação pela demissão em bloco de todas as chefias intermédias e dos 58 diretores de serviço do Hospital São João, no Porto.

Sendo este o hospital de referência do norte do país, a instabilidade nos cargos de direção é demonstrativa do incumprimento e intransigência do Ministério da Saúde perante a realidade existente no Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Uma demissão em bloco que revela o grave subfinanciamento do SNS com que os profissionais de saúde deste hospital se têm confrontado diariamente e que, de acordo com o comunicado, «a qualidade na prestação de cuidados de saúde à população estar em risco».

É uma situação que vem no seguimento da política antissocial deste governo de desinvestimento nos mais elementares direitos do cidadão consagrados na Constituição da República.

Este episódio é mais uma consequência do feroz ataque que o governo PSD/CDS-PP está a perpetuar contra o SNS, desinvestindo nos cuidados hospitalares públicos e limitando o acesso dos utentes, com o propósito claro de beneficiar as unidades de saúde geridas pelos grandes grupos económicos.

Urge travar esta conceção ideológica de menos Estado e de contínua liberalização do setor da Saúde entregando-o gradualmente aos interesses privados, como é exemplo as Parcerias Público Privadas (PPP).

Só dando condições de estabilidade aos trabalhadores da saúde e valorizando-lhes as carreiras é possível cumprir com o objetivo maior do SNS de assegurar a toda a população serviços e cuidados de saúde equitativos e de qualidade.

Voltar