Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2015
 
 
Comunicados 2015
Partilhar

|

Imprimir página
13/02/2015
Dia de Luta pelo desinvestimento nas energias fósseis - Os Verdes Associam-se a Campanha Internacional

O fenómeno das alterações climáticas, apesar de ter perdido espaço nas agendas mediáticas e políticas, continua a evoluir de forma agravada e com consequências cada vez mais irreversíveis, das quais se destacam fenómenos climáticos extremos cada vez mais frequentes e mais destruidores, subida do nível médio das águas do mar, perda de biodiversidade, aumento da propagação de doenças etc...

A este fenómeno está intimamente associado o modelo de desenvolvimento das sociedades humanas muito ligadas à produção energética com base em combustíveis fósseis e o crescendo consumo de recursos naturais fósseis.

Os fracassos da cimeira de Copenhaga, em 2009, e a perda de importância do protocolo de Quioto (que em Portugal acabou por ser cumprido muito devido à grave crise que tem afetado o país desde pelo menos 2008), têm contribuído para um agravamento das falhas no combate às alterações climáticas.

Em Portugal, a sucessiva perda de poder de compra, a redução salarial, o desemprego e o agravamento da carga fiscal, resultado da política de austeridade, e a grave degradação das condições de vida da generalidade dos Portugueses, contribuíram muito mais para a redução da utilização do automóvel particular, assim como das emissões de Gases com Efeito de Estufa, do que uma verdadeira política para o combate às alterações climáticas.

Antes pelo contrário, em vez de uma política apoiada no investimento no desenvolvimento dos transportes públicos como alternativa aos transporte individual, toda a atuação governamental tem sido no sentido de destruir o serviço público de transportes, de privatizar, reduzir, desmobilizar utentes, aumentar preços e deixar os utentes sem alternativas ou sem direito à mobilidade.

Os Verdes associam-se, juntamente com os Verdes Europeus, à campanha pelo desinvestimento nos combustíveis fósseis e por um maior desenvolvimento das energias renováveis e de alternativas sustentáveis à mobilidade, como sejam a mobilidade suave, os transportes públicos acessíveis, de qualidade e de gestão pública.

Para mais informações na campanha internacional, que decorre hoje e amanhã um pouco por todo o Mundo: http://europeangreens.eu/news/divest-fossil-fuels-save-your-money-save-climate
 

Voltar