Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2004
 
 
Comunicados 2004
Partilhar

|

Imprimir página
15/10/2004
Dia Mundial da Alimentação
NO DIA MUNDIAL DA ALIMENTAÇÃO – "OS VERDES" DIZEM NÃO AOS ORGANISMOS GENETICAMENTE MODIFICADOS

No Dia Mundial da Alimentação, que se assinala amanhã, dia 16 de Outubro, o Partido Ecologista "Os Verdes" reafirma a necessidade garantir a todos o direito à alimentação, direito esse ainda não consagrado para toda a população mundial e a muitos portugueses que viram nos últimos anos esse direito ameaçado devido às precárias condições de emprego.

"Os Verdes"

reafirmam ainda a sua frontal oposição à utilização de Organismos Geneticamente Modificados e alertam para o facto de o Governo ainda não ter explicado de que forma se processará a coexistência entre culturas convencionais/biológicas e culturas OGM e de não se saber ainda quem será responsável pelos possíveis problemas de saúde, ambientais e económicos, decorrentes da utilização de OGM’s

"Os Verdes"

defendem que é preciso adoptar legislação no sentindo da protecção e informação dos consumidores, com a implementação de regras mais restritas de rotulagem de produtos alimentares, conferindo-lhes o direito de optar ou não pelo consumo de produtos contendo OGM.

O Partido Ecologista "Os Verdes" defende ainda que Portugal deve bater-se por ser um país livre de Organismos Geneticamente Modificados e recusar o cultivo de OGM em território nacional.

"Os Verdes"

relembram que foi recentemente apresentado e discutido na Assembleia da República um Projecto de Resolução da sua autoria, em que se previa a realização do segundo Inquérito Nacional Alimentar, por forma a conhecer os hábitos alimentares dos portugueses que são desconhecidos há mais de 24 anos, altura em que se realizou o primeiro Inquérito Nacional Alimentar. Surpreendentemente, os Grupos Parlamentares da maioria PSD/PP votaram contra este Projecto de "Os Verdes", com argumentos que só demonstram que esta maioria não tem interesse nenhum na realização deste inquérito. A conclusão que daí se pode tirar é que a maioria tem medo dos resultados desse estudo, que certamente provará as deficiências alimentares de muitos portugueses e que constituirá certamente um motivo para a exigência de um programa nacional de alimentação.

Recorde-se ainda que "Os Verdes" portugueses lançaram no passado mês de Março, em conjunto com o Grupo Verde no Parlamento Europeu e com todos os partidos Verdes da União Europeia, a campanha "Em acção pela segurança alimentar", apresentada já em quase todos os distritos do país. Esta campanha visa alertar e sensibilizar os cidadãos, os produtores e as entidades fiscalizadoras para a segurança e qualidade alimentar.

O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 15 de Outubro de 2004

Voltar