|
27/07/2005 |
Dia Mundial da Conservação da Natureza |
|
NO DIA MUNDIAL DA CONSERVAÇÃO DA NATUREZA “OS VERDES” MANIFESTAM-SE CONTRA EMPRESARIALIZAÇÃO DO ICN
No Dia Mundial da Conservação da Natureza, que se celebra dia 28 de Julho, “Os Verdes” manifestam-se frontalmente contra a anunciada empresarialização do Instituto da Conservação da Natureza (ICN).
“Os Verdes” consideram que esta é uma forma de o Governo se desresponsabilizar totalmente da gestão das áreas protegidas, enveredando pelo caminho da mercantilização da conservação da natureza, que passaria a ser gerida em função de princípios empresariais, ou seja, com o objectivo de gerar lucros.
“Os Verdes” defendem, pelo contrário, que a gestão das áreas protegidas e a promoção da conservação da natureza são actividades de relevante interesse público, e não podem ser sujeitas a uma perspectiva de lucro.
“Os Verdes” consideram lamentável que depois do Sr. Ministro do Ambiente ter garantido, em sede de Comissão na Assembleia da República, que o ICN não seria empresarializado e que a sua reestruturação não passaria pela transformação deste instituto numa empresa, tenha o Secretário de Estado do Ambiente, Humberto Rosas, vindo anunciar a intenção de transformar o ICN numa empresa pública, revelando, das duas uma:
Ou uma total descoordenação entre os dois responsáveis do Ministério do Ambiente
Ou uma falta de firmeza e de frontalidade da parte do Sr. Ministro nas declarações que prestou na Assembleia da República.
O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 27 de Julho de 2005