Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2004
 
 
Comunicados 2004
Partilhar

|

Imprimir página
21/09/2004
Dia Sem Carros
“OS VERDES” ACUSAM - GOVERNO ASSINALA DIA SEM CARROS COM ANÚNCIO DE NOVO AUMENTO DOS PASSES SOCIAIS

Assinala-se amanhã, dia 22 de Setembro, enquadrado na Semana da Europeia da Mobilidade, o Dia Europeu sem Carros.

“Os Verdes” consideram de grande importância a realização desta iniciativa e apenas lamentam que em Lisboa, onde existem dos mais altos índices de poluição atmosférica a nível europeu, a autarquia transforme a iniciativa num frouxo acto simbólico.

“Os Verdes” lamentam ainda que não exista da parte do Governo um real investimento na promoção da utilização dos transportes colectivos. Em vez disso, o Governo anuncia a indexação dos preços dos passes sociais aos preços dos combustíveis, prevendo-se já para o próximo mês, um novo aumento de encargos para os utentes – o segundo deste ano.

Enquanto o Governo não assumir que os transportes colectivos são um sector que requer a intervenção determinante do Estado, por razões ambientais imperativas, não haverá forma de incentivar os utentes à utilização regular do transporte colectivo e o uso do transporte individual tenderá sempre a aumentar até chegarmos a uma situação claramente insustentável.

“Os Verdes” consideram ainda que a quantidade, qualidade, intermodalidade, coordenação dos horários e carreiras das diversas modalidades de transportes, e os preços convidativos são factores determinantes para incentivar a população a utilizar os transportes colectivos e estas são as linhas de acção que o Governo teima em contrariar.

Para “Os Verdes”, a temática dos transportes constituirá uma prioridade de intervenção no início desta sessão legislativa e nesse sentido, voltarão a apresentar na Assembleia da República o Projecto Lei sobre a criação do plano nacional para as pistas cicláveis e realizarão as suas jornadas parlamentares, nos próximos dias 11 e 12 de Outubro, subordinadas ao tema dos transportes colectivos.

O Gabinete de Imprensa
Lisboa, 21 de Setembro de 2004

Voltar