Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2013
 
 
Comunicados 2013
Partilhar

|

Imprimir página
19/12/2013
Discute-se amanhã no Parlamento iniciativa legislativa de «Os Verdes», sobre a modernização do troço Covilhã-Guarda na linha da Beira - Baixa
O Projeto de Resolução de «Os Verdes» que recomenda ao Governo que proceda àmodernização, eletrificação e reabertura do troço Covilhã-Guarda na linha da Beira Baixa, discute-se amanhã, dia 20 de dezembro, na Assembleia da República.
  
Numa altura de crise económica, social e ambiental profunda, os transportes públicos, nomeadamente o transporte ferroviário, devem ser assumidos como um fator muito importante para uma estratégia de desenvolvimento que alivie a nossa fatura energética, que promova o emprego, que facilite a mobilidade das pessoas e bens e que contribua para a coesão territorial. É nesse sentido que se impõe o investimento na modernização da nossa rede ferroviária convencional. 
  
A Linha da Beira Baixa foi já objeto de um investimento no valor de 350 milhões de euros para a sua modernização e eletrificação. Porém, esses trabalhos só chegaram até à Covilhã, faltando prossegui-los até à Guarda. Para esse efeito, o troço Covilhã - Guarda foi encerrado, em Fevereiro de 2009, tendo sido criado um serviço de transporte rodoviário alternativo, assegurado pela CP, para funcionar enquanto durassem as obras na Linha da Beira Baixa. A conclusão das obras e a reabertura deste troço ferroviário é fundamental e ansiado pelas populações, e é nesse sentido que «Os Verdes» apresentam o Projeto de Resolução que para vosso conhecimento anexamos.
 
Consulte aqui o Projeto de Resolução do PEV: http://arquivo.osverdes.pt/pages/posts/projeto-de-resolucao-n.ordm-807xii---recomenda-ao-governo-que-proceda-a-modernizacao-eletrificacao-e-reabertura-do-troco-covilha-guarda-na-linha-da-beira-baixa-5269.php
 
O Grupo Parlamentar “Os Verdes”,
O Gabinete de Imprensa de “Os Verdes”
(T: 213919 642 - F: 213 917 424 – TM: 917 462 769 -  imprensa.verdes@pev.parlamento.pt)
arquivo.osverdes.pt
Lisboa, 19 de dezembro de 2013
Voltar