Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2001
 
 
Comunicados 2001
Partilhar

|

Imprimir página
18/09/2001
Divulgação pública das propostas para o O.E. 2002
CONFERÊNCIA DE IMPRENSA
Declaração Política e Divulgação pública das propostas apresentadas ao Governo sobre o OE/2002

Senhoras e Senhores Jornalistas,

Quando, no passado mês de Julho, nos foi solicitado, pelo Senhor 1º Ministro, a apresentação de contributos para a elaboração do OE/2002, decidimos elaborar um documento que expressasse a apreciação profundamente negativa que «Os Verdes» fazem sobre as políticas seguidas pelos governos PS e, ao mesmo tempo, identificasse um conjunto de ideias e considerações que, na perspectiva de «Os Verdes», correspondem às necessidades de Portugal e dos portugueses, na actual situação que o País atravessa. Esse documento foi ontem entregue ao Sr. 1º. Ministro e está agora a ser distribuído à comunicação social.

Este documento reflecte por isso a postura responsável e honesta de «Os Verdes», como partido da oposição, ao tornar claro que consideram desastroso para os portugueses e para o futuro do País insistir numa política que fomenta a concentração da riqueza e gera uma injusta e inaceitável distribuição do rendimento nacional e que contribui para um endividamento crescente das famílias ao mesmo tempo que dá elevados privilégios às actividades bancárias e à especulação financeira. Um Governo e uma política que é incapaz de manter um crescimento económico ao nível médio dos países da UE, mas que quer obrigar os portugueses e em particular os mais desfavorecidos a apertar cada vez mais o cinto. Tudo isto, em nome do cumprimento de um Pacto de Estabilidade que o Governo assinou, mas que se não for urgentemente revisto e renegociado, representará a falência e a crise total de toda a economia portuguesa.

Mas ao mesmo tempo que «Os Verdes» fazem esta crítica dura e certeira ao Governo e à sua política, vincamos o caminho que consideramos mais justo e adequado, não só para alterar este estado de coisas mas também abrir caminho para alcançar em Portugal os três grandes objectivos que enquadram o conjunto de medidas de política que identificamos no documento que foi entregue ao Governo:

- GERAR CRESCIMENTO ECONÓMICO MAIS HARMONIOSO NO TODO NACIONAL;

- GARANTIR, COM TRADUÇÃO PRÁTICA, MAIS JUSTIÇA SOCIAL;

- ASSEGURAR O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO.

Queremos deixar claro, aqui e agora, o que nós, Partido Ecologista «Os Verdes», pensamos deste processo que envolve o OE/2002. Quanto ao sentido de voto do Orçamento, ele só será anunciado no tempo certo para o fazer, quando o documento for conhecido. No entanto, é para nós claro que a actual política, que consideramos desastrosa para os portugueses e o futuro do País, é a política adoptada pelo Governo PS que, no fundamental, pelos dados que são conhecidos se vai manter. Ora sendo assim, é claro que a nossa posição de oposição a essa política se manterá de forma clara e determinada.

Obrigado

Comissão Executiva Nacional
do Partido Ecologista "Os Verdes"
Lisboa, 18 de Setembro de 2001

Voltar