Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Comunicados 2002
 
 
Comunicados 2002
Partilhar

|

Imprimir página
22/04/2002
Eleições Presidenciais em França
FRANÇA - PRESIDENCIAIS O PAÍS DAS "LUZES" FICOU ONTEM ÀS "ESCURAS"

Os resultados das eleições presidenciais francesas decorridas ontem, deixaram "Os Verdes" e todos os defensores da Democracia e dos Direitos Humanos muito preocupados.

O resultado obtido pelo fascista e xenófobo Jean Marie Le-Pen é sem dúvida o factor mais chocante destas eleições, pelo significado que representa num país onde os valores da Democracia e dos Direitos Humanos têm vários séculos de história e ainda pelo estímulo que tal resultado poderá traduzir no reforço dos macabros ideais e valores que Le-Pen corporiza em França e em toda a Europa.

Mas sem dúvida que os resultados expressos, incluindo o aumento da abstenção, não deixam também de se traduzir por um cartão vermelho apresentado à Coligação no poder.

O descontentamento, a angústia e a desilusão dos franceses face ao agravamento da crise social, ambiental e cultural e às tibiezas da governação da Coligação de esquerda no poder, na resolução dos mesmos, reflectiu-se agora nas urnas, deixando a direita num frente a frente com a extrema direita no segundo turno.

A preocupação de todos os que defendem um mundo mais justo, mais solidário e ecologicamente equilibrado, é tanto maior que estamos em vésperas de legislativas. Fica a esperança que estes resultados sirvam como um sério alerta para o futuro.

O Gabinete de Imprensa do PEV
Lisboa, 22 de Abril de 2002


 

Voltar