Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XIII Legislatura 2015/2019 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
05/07/2019
Eletrificação e requalificação do troço ferroviário Casa Branca-Beja-Funcheira - DAR-I-106/4ª
Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia - Assembleia da República, 05 de julho de 2019

Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Quero, em primeiro lugar, em nome do Partido Ecologista «Os Verdes», saudar os mais de 26 100 peticionários que se dirigem à Assembleia da República para dizerem uma coisa tão simples como isto: a falta de investimento público está a desvalorizar toda uma região, está a promover o seu despovoamento e a retirar-lhe dinâmica, designadamente na área económica. E isto, todos sabemos! Todos sabemos que a falta de investimento público gera este resultado, mas a verdade é que chegam aqui os mais diversos partidos e bradam sempre por necessidade de medidas para promover a coesão territorial e o combate às assimetrias regionais. Porém, quando chega ao investimento público em concreto, que é aquele que tem capacidade transformadora, muitos desses partidos encolhem-se.

Aquilo que estes peticionários vêm dizer é que o distrito de Beja, o Baixo Alentejo, tem potencialidades imensas que estão desaproveitadas, chamando a atenção da Assembleia da República para uma questão para a qual Os Verdes estão sempre a alertar, que é a questão da mobilidade e das acessibilidades. A mobilidade e as acessibilidades são fundamentais para promover a coesão do território, pelo que estes peticionários reclamam a conclusão das obras do IP8/A26, o aproveitamento do Aeroporto Internacional de Beja e, também, uma aposta na rede ferroviária na Linha do Alentejo, a qual tem um potencial enorme para promover essa tal coesão territorial e o direito à mobilidade das populações, sendo também uma peça fundamental para o combate às alterações climáticas, como todos sabemos.

Nesta Legislatura, conseguimos o compromisso da eletrificação do troço Casa Branca-Beja, mas há uma falta de visão estratégica quando não se promove de imediato a ligação à Funcheira e, portanto, à Linha do Algarve. De facto, esta falta de visão estratégica faz o País atrasar-se na concretização daquilo que é fundamental.

Sr.as e Srs. Deputados, estes peticionários também reclamam a melhoria dos serviços de saúde, uma peça fundamental para dar resposta às necessidades da população. Neste desejo de fixação de mais população, de mais empresas, para criação de mais postos de trabalho e de mais sustentabilidade do território, é evidente que estamos a falar, também, de um serviço público fundamental para as populações.

Os Verdes gostariam de dizer que estão em total sintonia com aquilo que estes peticionários reclamam, pelo que temos feito muitas propostas relativamente a esta questão. Mais força tivéssemos, mais teria sido concretizado.
Voltar