|
06/06/2012 |
Encerramento da urgência no Centro de Saúde de Gondomar motiva pergunta de “Os Verdes” no Parlamento |
|
O Deputado José Luís Ferreira, do Grupo Parlamentar “Os Verdes”, entregou na Assembleia da República uma pergunta em que questiona o Governo, através do Ministério da Saúde, sobre o encerramento, a partir das 20.0h, da urgência no Centro de Saúde de Gondomar, provocando obstáculos no acesso à saúde, por parte da população.
PERGUNTA:
Uma política de saúde preventiva e de proximidade obtém melhores resultados, quer ao nível da saúde quer ao nível financeiro, que uma política reativa. A Administração Regional de Saúde do Norte (ARSN) encerrou, no final do mês de Março, a urgência no centro de saúde de Gondomar após as 20.00h. Dada a situação económica em que se encontram a maioria dos Portugueses e, neste particular, a população do concelho de Gondomar, este encerramento constitui mais uma obstrução ao acesso aos cuidados de saúde primários e de proximidade. Este ato da ARSN foi reprovado na Assembleia Municipal de Gondomar e pela população em geral que se concentrou junto ao centro de saúde no dia 16 de Março.
Assim, ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, solicito a S. Exª a Presidente da Assembleia da República que remeta ao Governo a seguinte Pergunta, para que o Ministério da Saúde possa prestar os seguintes esclarecimentos:
1 – Que motivos levaram a ARSN a encerrar a urgência do centro de saúde de Gondomar após as 20 horas?
2 – Está o Governo na disposição de rever esta decisão?