|
07/02/2006 |
ESTAÇÃO DO CARREGADO - UM PAÍS ONDE A HISTÓRIA É TRATADA À PICARETA |
|
Depois da Casa Garrett, agora é a vez da Estação do Carregado.
O Partido Ecologista “Os Verdes” manifesta o seu profundo desagrado e descontentamento pela intenção de demolição, anunciada pela Refer, da estação ferroviária do carregado, que representa um marco histórico da via férrea portuguesa e da história do desenvolvimento do nosso país.
“Os Verdes” consideram que esta é mais uma das atitudes de desprezo, manifestado pelas entidades do nosso país (governo, CP, Refer), pelo riquíssimo património ferroviário existente em Portugal e cujas largas dezenas de estações votadas ao abandono por este país fora, são exemplo.
Para “Os Verdes”, é fundamental investir na modernização da linha do norte, conforme exprimiram na Assembleia da República num debate com o Sr. Ministro das Obras Públicas. No entanto, essa modernização não deve ser feita à custa da demolição deste tipo de património.
Após o recente anúncio do Governo de que não iria conseguir cumprir as metas impostas pelo Protocolo de Quioto, o que agora, mais do nunca, faria todo o sentido, era dar um lugar de destaque à ferrovia como meio de transporte amigo do ambiente. Mas pelo contrário, o Governo prefere desinvestir no futuro e aniquilar a nossa memória colectiva na área do caminho-de-ferro.
“Os Verdes” adiantam que vão desempenhar todos os esforços para que esta demolição não venha a concretizar-se e anunciam que vão dirigir um apelo ao Sr. Presidente da República, Jorge Sampaio, sobre esta matéria.