Pesquisa avançada
Início - Grupo Parlamentar - XIII Legislatura 2015/2019 - Intervenções na Ar (Escritas)
 
 
Intervenções na Ar (Escritas)
Partilhar

|

Imprimir página
11/10/2016
Evocação do 20.º Aniversário da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) (DAR-I-11/2ª)
Intervenção da Deputada Heloísa Apolónia - Assembleia da República, 11 de outubro de 2016

Sr. Presidente, Sr.as e Srs. Deputados: Em nome do Grupo Parlamentar Ecologista «Os Verdes», gostaria de saudar a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e o seu 20.º Aniversário.

Queria também aproveitar para saudar o Seminário das Comemorações do 20.º Aniversário da CPLP, realizado hoje na Assembleia da República, que debateu assuntos tão relevantes para a CPLP e que julgo ter sido uma iniciativa assinável.

Os Verdes atribuem grande relevância a este espaço de parceiros estratégicos na cooperação para o desenvolvimento e em domínios tão relevantes como o ambiente — com tantos desafios que hoje se colocam nesta área — e também em domínios como os da educação, da saúde, e desejavelmente ainda noutros domínios, como, por exemplo, da segurança alimentar.

A identidade comum, que nos liga através de um património tão intenso como a língua portuguesa, é um polo aglutinador entre povos, com ligações de amizade tão intensas que, pese embora as descontinuidades territoriais, estão ligados por fatores históricos e culturais muito fortes. Se bem que talvez seja relevante também dizer que esta descontinuidade territorial é, ou acaba por ser ela própria, uma vantagem de presença em vários continentes, uma marca da CPLP no mundo.

Há, neste âmbito, desafios que nos são colocados, como a intermobilidade de cidadãos, a intensificação da promoção do conhecimento, da investigação, da ciência, da arte, da cultura, a dinâmica para a sustentabilidade ambiental, a intensificação do ensino e da cooperação do ensino e da divulgação da língua portuguesa.

Perante estes desafios, colocam-se necessidades de respostas inclusivas e participadas sempre, mas sempre, pela dignificação dos povos, respostas estas que uma CPLP forte ajuda, certamente, a construir. Nesse sentido, Sr. Presidente, Os Verdes saúdam o 20.º Aniversário da CPLP.
Voltar