Pesquisa avançada
Início - Comunicados - Últimos Comunicados
 
 
Comunicados
Partilhar

|

Imprimir página
14/07/2020
Exploração de Lítio - Fundão e Covilhã

A deputada ecologista, Mariana Silva, e uma delegação da direção nacional do PEV, no passado sábado, estiveram nos concelhos do Fundão e da Covilhã, tendo visitado as Serras da Argemela, da Gardunha e da Estrela, bem como reunido com a população e movimentos associativos para abordar a exploração de lítio nesta zona do país.

Da parte da manhã, Os Verdes, em conjunto com o GPSA - Grupo Preservação Serra da Argemela, foram ao Castro da Argemela, no topo da serra, onde é possível ter a perceção e a amplitude dos reais impactos que uma eventual exploração de lítio, que a avançar trará para a Argemela e para as populações limítrofes, nomeadamente a do Barco.

Os impactos previsíveis na qualidade de vida da população, devido à propagação e inalação de poeiras, ruídos, vibrações, entre outros, no ambiente com a destruição da biodiversidade e alteração da paisagem, na saúde pública e no património arqueológico, motivou Os Verdes a apresentarem, em 2017,  o Projeto de Resolução N.º 917/XIII/2ª, de 07 julho, aprovado por unanimidade, dando origem à Resolução da Assembleia da República n.º 131/2018. O projeto recomendava ao Governo a recusa da celebração de contratos de prospeção, pesquisa ou exploração de depósitos minerais, na Argemela, e a apresentação um plano, juntamente com os municípios da Covilhã e do Fundão, para a preservação da Serra da Argemela, do seu ecossistema e do seu património cultural e histórico.

No entanto, o governo persiste em celebrar o contrato de concessão de exploração de depósitos de minerais antes da realização do Estudo de Impacte Ambiental (EIA) e emissão da respetiva Declaração de Impacte Ambiental. O PEV considera abusiva a atribuição de qualquer nova concessão, seja de prospeção, pesquisa ou exploração, como o caso da Argemela, sem a apresentação de um EIA prévio pelo interessado e a sua posterior aprovação.  

Da parte da tarde, para além do PEV ter abordado igualmente a exploração de lítio na Serra da Argemela com a Associações Guardiões da Serra da Estrela, foi possível a partir da Serra da Gardunha e da Serra da Estrela ter a perspetiva das áreas designadas de “Raposa”, “Volta” e “Caneca”, objeto de pedidos de prospeção e pesquisa de vários minerais, incluindo lítio, por parte da empresa Fortescue Metals Group.

Conhecer os locais no concreto e ouvir as populações que aí residem é fundamental para ter uma opinião mais conhecedora e fundamentada dos problemas.

Voltar